Armazenamento em nuvem: como é feito?

Muitos programas de software utilizam armazenamento em nuvem. Você sabe o que significa isso?

Muitos gestores têm receio de aderir a determinadas tecnologias por receio de vazamento de dados e até perda de documentos importantes.

Por isso que dedicamos este post exclusivamente sobre o assunto. Afinal, nossa proposta é que você tire suas dúvidas quanto a segurança dos dados na nuvem e tenha garantias sobre o processo de armazenamento.

#O que significa armazenamento em nuvem

É o armazenamento em nuvem, por meio de um serviço, envia todas as informações necessárias, de forma automática ou não, as redes espalhadas em diversos servidores. Esses podem estar localizados em outras cidades ou até diferentes países da matriz da empresa.

De forma simples e direta: é um sistema que funciona como um backup. É uma das formas mais garantidas e seguras para se armazenar dados. Quando se utiliza apenas programas que não são conectados a internet, como muitas empresas fazem, o risco de perda de informações importantes é grande. Uma queda de energia repentina, um furto ou ou roubo do equipamento são sinônimos de caos e preocupação.

Sabemos que hoje, a qualidade dos notebooks e computadores é muito mais superior do que há 15 anos atrás. Mesmo assim, proteger esses dados que são muito valiosos para você e sua empresa, é um processo obrigatório.

#Quais dados posso armazenar

• fotos;
  • planilhas;
  • vídeos;
  • e-mails;
  • relatórios;
  • apresentações;
  • ordem de serviço digital;
  • entre outros.

#Tipos de nuvem

Pública: geralmente é gratuita, vinculada a uma conta de e-mail. Usa-se muito de forma particular para armazenamento de fotos, mas muitas empresas que ainda não contam com fornecedores de software que fornecem esse tipo de serviço, também a utilizam. O acesso, geralmente, é feito por login e senha e há limite de armazenamento.

Privada: é uma das formas mais seguras. O armazenamento de dados na nuvem, de forma privada, é uma das mais seguras que existe.

Gerenciada e programada por empresas de tecnologia especializadas, pode-se armazenar dados mais complexos como ordem de serviço digital, balanços, relatórios, pois estarão em diversos servidores para segurança e proteção.

Ainda, algumas empresas já têm esse tipo de serviço de acordo com a área de atuação da empresa.

Híbrida: mescla os servidores públicos e privados, de acordo com a necessidade da pessoa/empresa.

#O início da computação em nuvem

Quando se trata de internet, podemos considerar que a computação em nuvem é teoricamente nova. Começou lá pelo início dos anos 90. Os estudos em cima desse armazenamento começaram nessa década, porém, a comercialização real só se consolidou a partir de 2008. Hoje, é utilizada por empresas globais, principalmente as que têm sede em diversos continentes e precisam de um tráfego rápido e seguro das informações.

#Armazenamento em nuvem para pequenos e médios empreendedores

As grandes corporações, que têm condições de investimento e estrutura para ter um departamento próprio de tecnologia, criam suas próprias ferramentas de armazenamento. E os pequenos e médios empreendedores, ficam de fora? Não mais! Diversas startups já desenvolveram softwares com preços acessíveis e focados em negócios e segmentos de atuação específicos para PMEs.

Se existe a possibilidade de ter acesso a dados importantes para a empresa a qualquer lugar e a qualquer momento, todas as empresas, independentemente do porte, podem e devem usufrui-la. Se quiser conferir e testar o impacto de tudo o que falamos no seu negócio, comece agora mesmo, com apenas um clique: www.fieldcontrol.com.br .

Como citamos ordem de serviço digital acima, se quiser saber mais sobre a relação entre ela e os dados da nuvem, confira no post: Elimine seu gastos com papel utilizando ordem de serviço digital.