Como promover o aumento de produtividade da empresa?

É uma tecla que precisa sempre ser batida. Toda hora e a todo instante. Se você é um leitor frequente sabe o quanto falamos sobre ela, mas se você é novo por aqui, seja muito bem-vindo ao mundo da Field! Aqui nós falamos muito sobre… produtividade! O aumento de produtividade da empresa é a meta de todo gestor de equipe externa.

É ele que está na ponta de todo o processo e das tomada de decisões que farão atingir os números esperados. E será que é possível chegar lá?

Claro que é. Por isso, estamos aqui. Não tem segredo e não é milagre.

Porém, é preciso dedicação, estudo e planejamento. Não se assuste! Não queremos que você desista. Sua equipe tem condições suficientes para ser destaque no mercado.

Os pontos que precisam ser ajustados para aumentar produtividade da empresa fazem parte do seu dia a dia, mais do que você imagina.

A partir de uma reorganização de alguns tópicos, o gestor terá um aumento considerável de produtividade, já no primeiro mês.

Mas, ei, não pense que sua prestadora baterá a meta logo de cara. É um trabalho estratégico e que vale muito a pena! Partiu?

Ações para o aumento de produtividade na empresa

Ambiente interno e clima organizacional

Como são suas instalações? O estado dos uniformes e ferramentas que a prestadora fornece aos técnicos? O clima é de respeito entre os colaboradores? Não julgue essas perguntas como algo sem sentido.

Porque as respostas impactam diretamente na motivação da sua equipe. Uma série de fatores proporcionam equilíbrio na relação motivação versus produtividade.

O resultado é refletido diretamente nos números da empresa, sejam eles, negativos ou positivos. Para você entender a importância dessa relação, ainda mais se você que torceu o nariz e desconsidera tudo o que descrevemos nesse tópico, dê um clique aqui: Como o clima organizacional da sua empresa influencia sua equipe externa?. 

Integração da equipe externa

O nome já diz: equipe. Mesmo que o técnico faça a visita sozinho, ele precisa de um time todo nos bastidores para chegar até o local e proporcionar o melhor atendimento possível ao cliente da prestadora.

Por isso, caro gestor, faça integração com todos os envolvidos no processo, desde a pessoa que recebe a solicitação da visita, passando pela gestão, até o técnico que está lá na ponta e deve ter todas as informações, das mais simples até as mais complexas.

Assim, ao tocar a campainha da visita, saberá exatamente porque está ali e terá condições de promover boas experiências ao cliente.

Comunicação rápida e eficaz (e sem ruídos)

Não encare esses ruídos como mimimi. A famosa rádio-peão interfere muito na comunicação e ações da prestadora. Principalmente, quando falamos de produtividade.

Nada melhor do que manter sua equipe bem informada sobre os novos rumos, ações e uso de novos sistemas, ferramentas e tecnologias.

Tenha uma relação de parceria com seus técnicos e demais colaboradores.

Uma outra dica é eliminar tudo que possa ser burocrático na comunicação.

Processos difíceis, sistemas que travam, preenchimento de informações desnecessárias…

Deixe tudo isso para trás. Otimize seu tempo e o da equipe e foque no que é mais importante. Se na sua análise interna, a comunicação for um erro agravante, sugerimos que foque 100% nele.

Aqui, te damos algumas dicas específicas: Exemplos de falhas de comunicação nas empresas e como evitá-los. 

 

Utilize ferramentas que agilizam o processo

Quando falamos de ferramentas, vamos muito além das que são utilizadas nas visitas. Entre os exemplos, estão a ordem de serviço, check-list, avaliação de clientes, agenda digital…

Muita coisa, neh? Mas tudo isso faz parte dos processos que, quando integrados (ou seja, conversam entre si), podem resolver diversos problemas que empacam a sua produtividade.

A Field sabe que é realmente um desafio gerenciar uma equipe que está na rua, em diversos locais da cidade.

A falta de conhecimento da localização dos técnicos e as ligações desenfreadas dos clientes perguntando sobre eles, é algo que tira o foco e gasta a energia que poderia ser dispensada em outras atividades.

Mas para cada dor, um remédio.

Pelo menos, na prestação da serviços, conseguimos aliviar alguns sufocos que você passa na gestão e mais ainda, resolver 100% os principais problemas. Como? A gente já falou lá em cima, não é milagre.

Implementar tecnologia desenvolvida exclusivamente para a gestão de equipes externas, aquela feita de acordo com a sua rotina, é a palavra-chave para aumentar  a produtividade da empresa.

Com ela, o gestor tem visibilidade da localização de todos os técnicos ao mesmo tempo.

Ordem de serviço

A OS passa a ser digital e a busca por esse documento dura menos de 10 segundos. Além de outros funcionalidades.

Ok, mas como isso impacta na sua produtividade? Todos os dados coletados são armazenados em relatórios produzidos pelo próprio sistema, que não é utilizado só por você, gestor.

O técnico por meio de um aplicativo, recebe todas as informações da visita, preenche as informações necessárias e o cliente, além de saber que horas o técnico estará na porta, também faz a avaliação do serviço prestado ali, no encerramento do reparo/instalação.

E se estiver precisando de uma força com novas planilhas, baixe gratuitamente nossos modelos: 5 exemplos de planilhas para prestação de serviço.

 

Estude os relatórios

Os dados de todas as ferramentas comentadas acima, como já falamos, são compilados no sistema em relatórios. E é aqui que realmente começa seu trabalho com foco no aumento da produtividade.

Não basta colher esses dados, o gestor precisa estudá-los. Saber qual técnico tem a nota mais alta e a nota mais baixa. Quanto tempo em média dura a visita.

Quais são as principais reclamações e elogios, para que os primeiros sejam eliminados e os segundos exaltados.

O sistema é muito sensitivo e qualquer pessoa que tem habilidade para utilizar um smartphone consegue fazer uso. Se quiser conhecer o Field Control ao vivo e a cores, você tem a oportunidade de fazer um teste gratuito. Mas você não estará sozinho nessa.

Te daremos o suporte necessário e estaremos juntos acompanhando seu progresso, além de torcer sempre para que você atinja seus objetivos.

Se preferir, acesse nosso site: www.fieldcontrol.com.br e converse com a gente. Ou agende uma demonstração AQUI.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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