Como gerenciar uma empresa de prestação de serviços

Como gerenciar uma empresa de prestação de serviços? Comece analisando os processos que não estão funcionando, o mercado e as necessidades de seu público. Após isso, utilize a tecnologia a seu favor, construa uma solução completa e explore oportunidades inesperadas.

Neste artigo separamos 5 dicas que buscam responder a pergunta: como gerenciar uma empresa de prestação de serviços?

O objetivo de todas as sugestões é apenas um: melhorar a eficiência de seus processos e ampliar a capacidade produtiva de seu negócios. Aprenda com a Field, 5 dicas para efetivar a gestão e sobre como gerenciar uma empresa.

Como gerenciar uma empresa de prestação de serviços: 5 dicas práticas [e infalíveis]

1. Comece com o que simplesmente não está funcionando.

O processo de gerenciamento de uma empresa é contínuo, então comece pelo final, ou seja, pegue os processos que você já tem implantados em seu negócio e faça uma avaliação crítica de todas as etapas.

Não adianta inserir novas ferramentas sem antes analisar as que já fazem parte do seu dia a dia.

Antes de alterar qualquer coisa, você deve aprender como identificar com precisão processos ineficientes em seu modelo de negócios atual.

A ineficiência pode aparecer em muitos lugares. Você pode encontrar desde processos redundantes, desatualizados e até informações importantes que se tornaram difíceis de serem localizadas.

Muitas empresas lutam com processos desnecessariamente complicados. Outras, em um esforço para correr na vanguarda, tentam implementar muitos novos sistemas e ficam presos tentando fazer tudo de uma só vez.

Evitar essas armadilhas exige uma profunda consciência das capacidades da sua empresa. Se sua empresa já sofre com esses problemas, sua capacidade de melhorar a eficiência no futuro depende em grande parte de como você consegue identificar o que está atrasando você hoje.

Tenha sempre em mente que “deve haver uma maneira melhor”. Com esse pensamento você estará sempre alerta para identificar furos e desvios.

2. Olhe (com atenção) para o mercado

Até mesmo a melhor aeronave tem problemas para voar através de uma tempestade. Você não pode fazer nada sobre o clima, mas pode fazer algo sobre o mercado.

Identifique no mercado problemas e busque dentro da sua empresa como solucioná-los. São os problemas que movem o mundo.

Se algum problema no mercado está impedindo seu crescimento talvez seja a hora de você propor uma solução que mude o mercado, acabe com esse entrave e te coloque a frente de todos os seus concorrentes.

Para entender como gerenciar uma empresa de prestação de serviços, um gerente deve estar sempre atento ao que acontece dentro e fora de sua empresa.

3. Construa uma solução de ponta a ponta.

A partir do seu olhar para os processos internos e para o mercado, você identificará uma série de necessidades do mercado e de seus clientes. Busque criar soluções completas.

O primeiro passo para aprender a como gerenciar uma empresa de prestação de serviços, é entender que seu negócio vai muito além da venda de uma parte do todo. Isso porque se as demais partes não funcionarem, pode ser que a sua também não tenha o desempenho esperado. Ou seja, é problema seu sim, se algo em todo o processo do cliente não está funcionando.

Diferente da venda de um produto, em serviços é preciso entender do todo para buscar oferecer soluções de ponta a ponta, garantindo o resultado de seu trabalho e o retorno do investimento de seu cliente.

Ter uma visão ampla é uma parte essencial da prestação de serviços eficientes. Entender de onde vem a necessidade de seus serviços e como eles serão usados ​​permite antecipar e responder de forma mais autêntica às necessidades do consumidor.

4. Explore oportunidades inesperadas

O risco é um componente necessário dos negócios. Ao mudar, muitos gestores se sentem inseguros de não terem sucesso. Para evitar e enfrentar esse receio, faça-se a seguinte pergunta: Suas mudanças farão uma diferença positiva?

Pode ser assustador afastar-se de processos que parecem ter resistido ao teste do tempo. Sua recompensa, no entanto, é descobrir quais práticas não são mais relevantes para as necessidades comerciais modernas.

Todo empreendedor deve aprender a avaliar oportunidades inesperadas e ter a coragem de explorá-las. Isso faz com que as indústrias avancem e impulsiona indivíduos e empresas para o sucesso.

Até mesmo um negócio de muito sucesso pode se beneficiar da busca proativa de métodos novos e mais eficientes.

5. Explore a integração digital

Por último, mas não menos importante, explore a integração digital.

Segundo pesquisas, a ineficiência na integração digital fará com que 25% das empresas percam competitividade dentro de 1 ano.

Você já parou para pensar se pode oferecer o serviço que hoje você presta de forma mais rápida e eficiente, tanto para você quanto para seu cliente? Talvez a construção de um aplicativo para sua empresa possa simplificar  sua estratégia de relacionamento com o cliente que ocupa muito tempo em ligações, reduzindo o tempo perdido e as chamadas não atendidas.

A integração adequada de soluções digitais pode melhorar a eficiência de várias maneiras. A tecnologia pode automatizar tarefas demoradas, permitindo que os funcionários se concentrem em coisas que exigem atenção humana.

No caminho de aprendizagem de como gerenciar uma empresa de prestação de serviços é importante que o gestor esteja atento às necessidades tecnológicas de seu trabalho, afinal, hoje, o comportamento do consumidor mudou e a tecnologia é o centro dessa mudança.

Uma comunicação mais rápida e fácil é um resultado consistente da integração digital. Os relatórios são gerados e compartilhados mais rapidamente, os problemas aparecem mais cedo e os funcionários podem colaborar mais facilmente entre si e com seus clientes também.

Tecnologia no serviço de campo?

Se sua empresa trabalha por exemplo com uma equipe de campo, você pode aproveitar da tecnologia que diversos aplicativos para empresas oferecem, entre eles a opção de ordem de serviço online, facilitando a comunicação entre empresa, cliente e técnico e agilizando processos que levariam dias, como a produção de relatórios.

Integração digital completa é realmente um must-have para aumentar a eficiência.

Quando o assunto é digitalização de processos, você pode contar com a Field Control. Somos uma solução para gestão inteligente de equipes, com o objetivo de auxiliar empresas e prestadores de serviço a aumentar a capacidade produtiva e a satisfação dos seus clientes. Você pode começar a melhorar a gestão da sua empresa, criando uma conta grátis, agora e agendando a sua demonstração!

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade