Comprometimento no trabalho: tenha um time produtivo

A qualidade no atendimento começa com os membros que compõem o time. E mais que ter talentos que agregam diferenciais no dia a dia do cliente, uma equipe com comprometimento no trabalho e no negócio como um todo. E como engajar todos os colaboradores? Ter inspirações motivacionais é apenas uma dela. O comprometimento é tão essencial que merece um texto só para ele.

Uma equipe bem comprometida é resultado de uma boa liderança que sempre está batendo o bumbo para que tudo funcione na mesma sintonia. Um ponto importante que sempre reforçamos aqui no blog é que uma equipe é composta por pessoas que têm personalidades e desejos individuais, que precisam ser respeitados acima de tudo.

Algumas dicas a seguir podem te ajudar a ter uma equipe comprometida e promover o atendimento tão esperado pelos clientes da sua prestadora.

Como formar uma equipe com comprometimento no trabalho

Ambiente

Como é seu ambiente de trabalho? Por mais que os técnicos fiquem na rua o dia todo, a sede precisa ter um clima agradável, principalmente para aqueles que ficam ali o turno todo. A galera que abre os chamados, atendimento ao cliente, administração, RH e outras funções importantes ficam na sede. É muito mais que ter um ambiente limpo, bem estruturado, com boas condições de trabalho. O clima e harmonia devem reinar no local. Quem quer ficar em um ambiente e dar o melhor de si, quando o clima organizacional não é lá essas coisas?

Liderança

O que é ser um bom líder para você? Há muita divergência em relação às características daquele profissional que indica as direções para que a equipe alcance um objetivo em comum. O foco é direcionado de acordo com o modelo de negócio e também com as metas da empresa. Geralmente, quando estamos na área de prestação de serviços, a produtividade está como base da operação. E para alcançá-la é preciso se dedicar com um equipe comprometida. Para te ajudar a chegar lá, preparamos o texto Dez qualidades que fazem um gestor de equipes externas, um ótimo líder.

Contrate e retenha talentos

Técnicos de talento são pessoas diferenciadas no mercado profissional. Fazem o que gostam, por isso, se profissionalizam a ponto de serem destaque na equipe. No momento da contratação de novos colaboradores, tenha faro para talentos. Como os técnicos estão frente a frente com os clientes todos os dias, são responsáveis pela qualidade dos reparos ou instalação. Se sua prestadora está passando pela fase de formação de novas equipes, algumas dicas podem te ajudar: O desafio de contratar um técnico externo.

Use ferramentas que agreguem valor ao trabalho

Não é estar na moda ou aderir porque muitos concorrentes estão usando. Hoje em dia, o lance é investir em ferramentas certeiras que vão auxiliar na produtividade. Por isso, oferecer aos técnicos ferramentas que facilitam e proporcionam a melhoria do trabalho, desde o deslocamento, até a redução de equipamentos. Além de agilidade no preenchimento de documentos é um dos fatores para se ter uma equipe comprometida. Por isso, investir em um sistema de gestão de equipes de campo auxilia e aumenta a produtividade em até 40%. Se ainda não pensou nesse investimento, é algo a se considerar.

Esses são apenas alguns aspectos. Muitos outros contribuem para a prestadora ter uma equipe comprometida. E para aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de equipes de campo, continue aqui no blog da Field. Temos mais de 200 dicas para potencializar seus processos e garantir alta eficiência nas visitas.