Aprenda 7 Dicas de produtividade para a sua equipe

Uma equipe produtiva garante o sucesso da empresa. Sem um desempenho acima da média, é impossível sobreviver em um mercado concorrido. Manter uma boa produtividade em alta, requer conhecimento técnico de todos os processos. Mas, além disso, ter consciência sobre determinadas ações que aumentam ou diminuem a motivação dos membros do seu time. Confira sete dicas de produtividade da Field Control.

Além de dicas que mexem com as finanças e o orçamento da sua empresa, entendemos que a motivação dentro de uma empresa é um ponto tão importante quanto o financeiro. É com a motivação que vem a produtividade. Por isso, estamos sempre falando de pontos importantes para o dia a dia dos colaboradores, com dicas sobre atendimento ao clientes linguagem corporal, sobre como liderar uma equipe e como manter uma alta produtividade com equipes externas.

Neste post, trazemos dicas e informações sobre como manter uma equipe produtiva. Como dissemos, é um ponto que realmente faz a diferença. Independentemente de toda a tecnologia utilizada na gestão, quem faz e toca uma empresa, continuam sendo as pessoas. E motivadas e produtivas elas podem fazer cada vez mais e melhor.

Sendo assim, apontamos 7 dicas para que sua empresa tenha uma equipe produtiva – inclusive você, gestor.

7 dicas de produtividade

#1 – Selecione bem o time

Há diferentes níveis e estágios de uma empresa. O importante é encontrar o melhor possível dentro das suas capacidades e estrutura. Nunca entre na do “bom e barato”. Se o profissional é bom, não vai ser barato. No entanto, ser “bom” para sua empresa não necessariamente está no aspecto técnico. O bom profissional pode não ter todos as qualidade técnicas para o cargo, mas atitude, conhecimento, potencial e capacidade de aprendizado podem te dar uma ótima opção de profissional. Sem falar na má conduta, que pode ser o pior de todos os problemas, mesmo com ótima qualidade técnica. É um defeito que destrói a cultura da sua empresa! Fuja disso.

#2 – Pessoas certas nos lugares certos

Nem tudo é preto no branco, já diria o poeta. Um equipe produtiva passa por uma série de acertos que vai além da capacidade técnica de cada colaborador. Por isso, o ideal é que o gestor coloque colaboradores com o perfil adequado para cada cargo. É importante aproveitar os talentos das pessoas junto às funções em que eles demonstrem melhor rendimento, independentemente da formação. Outro ponto interessante em relação à produtividade é nunca desconsiderar uma pessoa para certo cargo apenas por sua formação. Inclusive, trocas de funções dentro da própria empresa podem ser bem interessantes, estimulando e tornando a equipe produtiva.

#3 – Sistema de trabalho eficiente

Já falamos, aqui no blog, de organização e eficiência. São pontos que mantém uma equipe produtiva. Muitas vezes, mesmo com ótimas e qualificadas equipes, as empresa perdem muito de sua produtividade por conta da desorganização. Por isso, é importante criar um sistema com etapas claras e bem definidas, com cada um sabendo o que fazer, tendo a visão de onde começa e termina o seu trabalho.

#4 – Tenha objetivos e metas bem claros

Uma equipe produtiva passa por objetivos e metas bem claros e destacados! Em uma ambiente onde não há este tipo de clareza, sem indicadores, há a chance de os colaboradores se sentirem desmotivados. O ideal é desenvolver metas e objetivos tangíveis, como um norte para que sua equipe persiga. Outro ponto importante é oferecer incentivos, como bonificação, para dar mais uma motivada na equipe.

#5 – Dê e receba feedback

O feedback é algo realmente importante dentro de uma empresa e na construção de uma equipe produtiva. No entanto, é preciso saber passar o feedback e, principalmente, recebê-lo. Todo gestor precisa estar aberto a receber uma opinião – positiva ou negativa – sobre seu trabalho. Inclusive, essa abertura motiva muito a equipe.

Há diversas maneiras para apresentar um feedback. Seja sempre construtivo e não destrutivo. Traga para a equipe uma ideia de união e de time, com o famoso “estamos juntos”. Além pontuar os erros, mostre uma visão de colaboração, oferecendo saídas e exemplos positivos já realizados pelo colaborador e que pode ser aplicado no projeto em questão.

#6 – Respeito e educação devem ser recíprocos 

Você não precisa morrer de amores por todos os membros da sua equipe. É comum ter mais afinidade com algumas pessoas do seu time. Porém, você que montou aquela equipe e todos tem um alto nível profissional e papéis complementares na empresa.  Tratar com respeito, sem brincadeiras, piadas e exposição pública de fatores pessoais é imprescindível.

#7 – Construa um ambiente favorável

Para se ter uma equipe produtiva é precisa se atentar a questões que, aparentemente, são menores no dia a dia, mas que podem fazer uma grande diferença na produtividade e motivação. Fomente um ambiente positivo, leve, onde as pessoas são bem tratadas e tratam bem. Crie momentos de distração e integração, como happy hours, churrascos e confraternizações, além de oferecer benefícios pequenos, mas interessantes, como pipoca durante a tarde ou uma cervejinha ao final do expediente. Outro ponto interessante é ter instalações confortáveis e funcionais. Uma sala de TV, por exemplo, pode ser perfeita na construção desse ambiente positivo, oferecendo aos colaboradores um momento de relaxamento.

Isso tudo serve para equipes externas?

Sem dúvida!!! Todas as dicas de produtividade acima caem como uma luva para uma equipe externa produtiva. No entanto, equipes externas possuem algumas particularidades e que são importantes na gestão de uma equipe produtiva.

É importante que o gestor saiba tudo que está acontecendo no campo e ofereça à equipe que está na rua uma ferramenta fácil, simples e que facilite o dia a dia da equipe. É o caso do Field Control, um aplicativo para prestadores de serviços externos. Com ele você  é capaz de acompanhar todo o trabalho em tempo real, aumentando a produtividade da equipe e facilitando a comunicação entre técnicos e gestores.

A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade. Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadores de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade