Exemplos de indicadores de desempenho: 27 ideias

À medida que sua organização começa a esboçar um planejamento, é necessário obter um consenso de quais serão seus principais indicadores de desempenho. E acima de tudo, como eles afetarão seus negócios. Mesmo que você ainda não tenha pensado sobre como mensurar seus resultados, compilamos uma lista de exemplos de indicadores de desempenho nas empresas para você fazer referência ao se planejar.

Mas, antes de entrarmos diretamente nos exemplos, veja uma breve atualização sobre o que são indicadores de desempenho e por que eles são uma parte essencial do gerenciamento do seu planejamento de maneira contínua.

 

O que são indicadores de desempenho?

 

Indicadores de desempenho são os elementos do seu plano que expressam o que você deseja alcançar e quando. O indicador deve ser medido por uma razão. Geralmente, essa razão é representada por um número que retrata o progresso do processo como um todo ou em parte.

Ainda, esses indicadores são as declarações quantificáveis ​​baseadas em resultados que você usará para avaliar se está no caminho certo para atingir suas metas ou objetivos. Bons planejamentos usam de 5 a 7 indicadores para gerenciar e acompanhar o progresso do plano.

A anatomia de um indicador de desempenho estruturado inclui:

  • Uma medida – todo indicador deve ter uma medida. Os melhores indicadores têm medidas mais expressivas;
  • Um alvo – todo indicador precisa ter um alvo que corresponda à sua medida e ao período de tempo de sua meta. Geralmente, esses são um valor numérico que você deseja alcançar;
  • Uma fonte de dadosindicadores de performance precisam ter uma fonte de dados claramente definida, de modo que não haja divergência em como cada um deles está sendo medido e rastreado;
  • Freqüência de relatórios – Diferentes indicadores podem ter diferentes necessidades de relatórios. Mas uma boa regra a seguir é relatar sobre eles pelo menos mensalmente.

Conceitos gerais de indicadores de desempenho

  • Índices: o número que representa o desempenho obtido em um processo pelos indicadores de desempenho;
  • Objetivos: são os valores a serem visados ​​em um período predeterminado, usando os indicadores de desempenho;
  • Tolerância: se você não atingir a meta, há um limite de tolerância que mostrará a gravidade do resultado. Valores fora dessa faixa de tolerância indicam que a conduta do processo é crítica. Com isso, algumas ações devem ser tomadas.

Leia também:
Como criar indicadores de desempenho
: os 3 critérios-chave.

Por que e como usar indicadores de desempenho?

  • Eles fornecem as informações que o gerente precisa para cada estágio do processo;
  • Eles fornecem maior precisão na tomada de decisões gerenciais;
  • Visam trazer mais eficiência e eficácia aos processos da empresa;
  • Trazem velocidade, uma melhor compreensão e transparência para divulgar resultados;
  • Métricas de desempenho tornam-se a medida da excelência de uma empresa;
  • Eles permitem a criação de um painel com todas as informações disponíveis de forma panorâmica.

Agora que analisamos a anatomia básica de um indicador e porque usá-los, aqui estão 27 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas, usados para medir o desempenho.

Exemplos de indicadores de desempenho nas empresas

Exemplos de indicadores de vendas

1) Número de novos contratos assinados por período;

2) Valor de novos contratos assinados por período;

3) Número de leads qualificados engajados no funil de vendas;

4) Horas de recursos gastos em acompanhamento de vendas;

5) Tempo médio de conversão;

6) Vendas líquidas – crescimento em Real ou porcentagem;

Exemplos de indicadores financeiros

7) Crescimento da receita;

8) Margem de lucro líquido;

9) Margem de lucro bruto;

10) Fluxo de caixa operacional;

11) Contas correntes a receber;

12) Rotatividade de estoque;

13) Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização;

Exemplos de indicadores de clientes

14) Número de clientes retidos;

15) Porcentagem de participação de mercado;

16) Pontuação líquida do promotor;

17) Ticket médio/Tempo de resolução de suporte;

Exemplos de indicadores operacionais

18) Tempo de cumprimento do pedido;

19) Tempo para o mercado;

20) Avaliação de satisfação do empregado;

21) Taxa de rotatividade de funcionários;

Para conseguir esses números, uma ordem de serviço é essencial!

Então aproveite e garanta aqui um Modelo Grátis de Ordem de Serviço. Baixar agora.

Exemplos de indicadores de marketing

22) Tráfego mensal do site;

23) Número de leads qualificados;

24) Taxa de conversão para o conteúdo de call-to-action;

25) Palavras-chave nos 10 principais resultados dos mecanismos de pesquisa;

26) Artigos do blog publicados no mês;

27) E-Books publicados no mês;

Com o conhecimento básico da anatomia dos indicadores e alguns exemplos de pontos de partida, é importante desenvolver essas métricas. Essas precisam ser detalhadas e ter fontes de dados específicas para que você possa avaliar verdadeiramente se está atingindo suas metas.

Lembre-se de que essas serão as principais métricas de cinco a sete que você vai viver nos próximos 12 meses. Como resultado, uma combinação de indicadores de desempenho líderes e secundários ​​criará uma imagem clara do desempenho estratégico de sua organização. Além disso, permitirá que você tome decisões ágeis para influenciar o sucesso de sua equipe.

Como determinar quais indicadores usar?

Os indicadores corretos para você podem não ser os corretos para outra organização.

Certifique-se de ter pesquisado o máximo possível de indicadores-chave de desempenho para determinar quais são apropriados para seu setor.

A partir daí, determine quais indicadores irão ajudá-lo a entender e atingir seus objetivos. Em seguida, integre-os em todo o departamento. Os indicadores de desempenho devem corresponder à sua estratégia, não apenas ao seu setor.

 

A importância do uso de indicadores de desempenho

As métricas de desempenho são usadas para monitorar as atividades da empresa. Ou seja, acompanhar o andamento do negócio, coletar informações relevantes e disponibilizá-las de forma acessível, para que os gerentes possam estudá-las e tomar as decisões certas.

Traz eficiência aos processos e, com isso, gera resultados positivos para a empresa. Portanto, a gestão de indicadores de desempenho nas empresas é crítica para o gerenciamento de todo o processo.

Por quê? Eles trazem à luz as informações necessárias para que você possa analisar os processos para melhorá-los continuamente e atingir os objetivos estratégicos de negócios.

Os exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que citamos vão te ajudar a escolher os mais adequados para o seu negócio e defini-los com precisão é muito importante.

O Field Control é um sistema de gerenciamento para prestadores de serviços com equipes externas. O técnico recebe as atividades no celular, preenche checklists, anexa fotos e colhe a assinatura do cliente. Toda ordem de serviço é 100% digitalizada.

Agende uma demonstração grátis e entenda na prática como tudo isso funciona para a sua empresa, aumentando a produtividade e eliminando os erros comuns do dia a dia.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade