Gpon: o que é e quais são as vantagens?

Este conteúdo é para a galera de telecom! Chegou a sua vez de se sentir amado e acolhido pelo blog da Field. Conhecida como rede ou sistema, o GPON permite o tráfego de 1 Gibabit.

Se você não entendeu nadica de nada do que leu até agora, não desista. Esse não é aquele texto técnico que dá mais nó na cabeça do que agregar o conhecimento esperado.

A Field te dá palavra que ao terminar a leitura, seu coração estará em paz.

Para que o texto seja realmente didático e educativo, ao longo dele, você encontrará perguntas sobre o tema proposto, mas com a devida resposta.

No começo, algumas delas podem parecer completamente sem sentido com GPON. Porém, encaixar as respostas, fará toda a diferença.

E aí, vamos nessa?

 

O que é uma rede Óptica?

A rede óptica ou rede de fibra óptica já devem ter chegado aos seus ouvidos. As incansáveis propagandas das empresas telecomunicação mais populares do Brasil usam e abusam nas chamadas e atração do público.

Por mais que parece algo novo nas nossas vidas, essa invenção é lá da década de 70, mais precisamente do ano de 1977.

Mas a popularização ficou por conta dos anos 2000. Por mais que seja há 20 anos atrás, o auge da popularização aconteceu nos últimos cinco anos.

 

O que é GPON?

Alguns dizem que é a tecnologia do futuro. Considerado um sistema de banda larga, é uma alternativa para o tráfego de dados.

Você vai entender melhor pensando na prática. Hoje, na sua casa/apartamento, quantos aparelhos são conectados à internet? Temos smartphones, tablets, notebooks, aparelhos de televisão… (conte equipamentos por pessoas, ok?).

Sem contar na internet das coisas (IOT), ou seja, quando as geladeiras, máquinas de lavar roupas e outros eletrodomésticos tem sistemas de conexão via internet e podem ser ativados por ela.

Então, como fazer para manter tudo isso, em pleno funcionamento e atender as expectativas dos usuários?

É preciso ter uma boa fibra ótica para todos os dados não apenas circularem, mas para ter a velocidade que você espera.

Assim, aquele vídeo do YouTube não pausa, a maratona da Netflix rola de boa e o pedido do seu jantar pelo app pode ser feito rapidinho. E tudo ao mesmo tempo.

E o GPON é também muito utilizado no meio corporativo. Imagine só 50, 100, 200, até 1000 pessoas com smartphones e computadores conectados?

Se tudo na sua casa precisa fluir bem, imagine em uma empresa que depende 100% da internet para manter a operação em funcionamento.

Cada vez mais popular no Brasil, o GPON está entre os quase 8 milhões de contratos relacionados à banda larga que existem no Brasil, de acordo com a Anatel, a nossa Agência Nacional de Telecomunicação.

 

Qual a diferença do GPON e do EPON?

Existe outro tipo de rede, na qual muitas pessoas ficam entre a ela e a GPON no momento da tomada de decisão.

O nome é bem parecido: EPON.

Assim como existem diferenças, há semelhanças . As duas alcançam até 20 km (parece pouco, mas é muita coisa quando se trata de alcance de rede).

A principal diferença é o número de usuários. A EPON suporta até 64 clientes, já a GPON até 128. Esse número indica a capacidade de conectividade, de acordo com a necessidade individual de uso.

Existem aqueles que fazem uso das duas. Por que não, se é possível?

O importante é checar qual será a finalidade e os principais objetivos, para então definir qual irá realmente suprir o uso, manter o negócio ou o lazer em funcionamento e fazer com que a conectividade aconteça!

Uma dica é consultar sempre uma empresa especializada em telecomunicação. além de direcionar o melhor, a instalação é feita de forma correta, e evita prejuízos e manutenções corretivas.

 

Conceitos básicos

O que é banda larga?

A banda larga é outra palavrinha muito dita quando o assunto é internet e telecomunicação.

É um tipo de conexão que permite uma alta velocidade.

A gente não sabe qual é a sua idade. Se você for um millennial (se enquadram aqueles que têm entre 18 e 35 anos no ano de 2020), possivelmente usou a internet discada. Aquele barulhinho de conexão com certeza marcou a sua vida.

Ainda mais quando domingo era aquele dia livre para usar o PC, já que o preço da navegação era mais barato e a conta do telefone não pesava tanto.

Aqui que vem a diferença: a banda larga é infinita vezes mais rápida que a conexão discada.

E assim como o GPON, também é muito popular aqui em nossas terras.

 

E gibabit que você falou lá no primeiro parágrafo, Field?

É uma unidade de armazenamento de dados. E mais que isso, promovem uma boa velocidade de navegação.

Se você é de humanas, não se assuste, porque lá vem uma continha básica:

1000 megabit equivale 1 gigabit e a cada 1000 gibabit, temos 1 terabit.

Caso esteja se perguntando o que você faz com tudo isso na sua vida prática, explicamos…

Ao contrário da Álgebra e do PI (sim, aquele mesmo de 3,14) que aprendemos na escola e nunca mais usamos na vida, o gigabit está presente em quase tudo o que fazemos.

Inclusive, possivelmente, você está utilizando agora lendo esse blogpost que a Field preparou com tanto amor.

Durante a leitura, o texto fluiu normalmente, e se nos links propostos abaixo a abertura for rápida quase que de forma instantânea, parabéns, sua internet está dentro da era digital.

 

E sua comunicação, como está?

Por mais que se manter conectado é questão de sobrevivência em muitas empresas, não esqueça da comunicação pessoal.

A interatividade é extremamente importante. E não importa por qual meio seja.

Se mostrar presente e disponível é essencial para manter as atividades e processos em dia. E não importa a função exercida na empresa.

Se for líder então, nem se fala. É cada desafio que só quem está nesse posto sabe.

A gente não vai soltar a bomba na sua mão e sair andando.

Sempre preocupados em te proporcionar uma boa gestão, a Field tem muitas dicas, sugestões e orientações sobre como melhorar a comunicação na sua empresa.

Se esse for um problema atual a ou se apenas curte o assunto e quer aprender, dá um clique nos nossos conteúdos:

 

Bom, pelo o que leu, conteúdo é o que não falta (e esperamos que desculpas também não).

Se você prefere dicas em vídeo, a Field também tem um canal no YouTube. Aproveite o acesso e não esqueça de se inscrever e ativar a notificação (tem vídeo novo toda semana).

Será mais que um prazer ter você com a gente lá também. Será um privilégio: Canal Field Control.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade