Instalação de ar condicionado: qual a melhor forma?

Que adulto não vira criança quando compra algo que quer ou desejava há muito tempo? O ar condicionado pode estar na lista de itens muito desejados por adultos de diversas faixas etárias. Afinal, dormir e acordar bem, poder assistir a um bom filme sem derreter como se estivesse no Saara é a meta de vida de muitos brasileiros. Mas temos que pensar logo de cara na instalação de ar condicionado, indo além da compra.

Quando sobra aquela graninha extra e chega o momento certo, nada melhor que pesquisar qual é o modelo ideal para atender as necessidades do ambiente. Não é simplesmente sair comprando o primeiro da promoção. Cada cômodo tem particularidades não só em relação a climatização, mas também em aspectos físicos. O mercado hoje oferece diversos modelos, desde os que atendem um ambiente comercial com grande circulação de pessoas, até pequenos quartos. Por isso, no momento da compra, é necessária uma boa pesquisa para que o aparelho não fique fora do padrão.

Nem todo mundo é especialista em ar condicionado. A nossa recomendação aqui é que antes da compra, você consulte um técnico ou uma prestadora de serviço que atue no segmento de climatização. Dessa forma, a orientação sobre o melhor aparelho, marca, modelo irá garantir uma compra mais efetiva. Outro ponto que precisa ser pesquisado é sobre o consumo de energia. Não adianta ter um ar fresquinho e não conseguir dormir a noite pela conta de luz ter vindo muito acima do esperado.

Aqui, vamos te orientar sobre qual a melhor forma de instalação de ar condicionado, sempre pensando na segurança e também conforto daqueles que irão usufruir do aparelho.

?Dicas para instalação de ar condicionado

No momento da compra…

Não basta só comprar o aparelho e levá-lo felizão para casa. A maioria dos equipamentos necessita de peças adicionais para a instalação. Caso não tenha tido tempo de consultar um técnico especialista, questione o vendedor quais itens à parte são necessários para colocar o ar em funcionamento. Faça uma cotação se o preço está adequado. Geralmente, esses itens giram em torno de mangueira (tubos de PVC para drenagem da água), tubo de cobre ou alumínio e disjuntor elétrico. Mas cada tipo de aparelho demanda de diferentes peças.

Começamos a dificultar? Pois é, sem esses materiais adicionais, seu ar não funciona.

Um dos modelos mais populares aqui no Brasil é o split. Por ser compacto, não ocupa muito espaço, tem preço acessível e oferece uma boa climatização do ambiente, principalmente, salas comerciais pequenas e ambientes residenciais. Porém, o aparelho é composto por duas partes. O ar em si, que fica instalado na área interna e também a parte condensadora, que fica em local externo. Os dois funcionam mutuamente, ou seja, se completam para o pleno funcionamento e climatização.

Sobre a água

Quem nunca foi vítima daqueles pingos de ar condicionado de prédios? É preciso pensar para onde essa água do seu aparelho será destinada. Algumas pessoas aproveitam e deixam o cano próximos a ralos, quando comprimento permite, ou até mesmo, em vasos de plantas.

Cuidados na escolha do local de instalação

Não importa o modelo escolhido, não é qualquer lugar e ambiente que estão aptos a receber um aparelho de ar condicionado. Por isso, durante a escolha, analise:

A altura de instalação de ar condicionado. Não pode ficar baixo, nem muito próximo ao teto. A distância ideal desse último, inclusive, deve ser de 15 centímetros, no mínimo.

Lembra dos canos e demais itens citados durante a compra? O local deve comportar e ter estrutura suficiente para armazenar de forma segura. Não deixe-os no chão para evitar acidentes.

Analise a estrutura física da parede. Se for em prédio, consulte se o local pode ser perfurado e não irá causar danos na estrutura. Se for em casa, cheque na planta se não há nenhuma tubulação que possa sofrer vazamento. E ter uma piscina em casa de forma acidental é o que precisamos evitar.

Não instale próximo a cortinas ou outras peças que possam obstruir a saída do ar que deve ficar livre.

Escolheu o lugar? Verifique sobre a exposição ao sol. O ar não pode ficar exposto por longas horas no forte calor. Escolha uma parece que receba luz solar poucas horas do dia e que não seja nos horário de sol muito forte, entre 11h30 e 15h.

?‍Por que devo contratar um técnico?

Você leu todos os tópicos e ficou desanimado? Mas a teoria parece muito mais complexa, a não ser que você mesmo queira fazer esse tipo de instalação. Isso porque nem citamos as ferramentas necessárias. Não pense que sua caixa de ferramentas será a salvação. Mais que martelos, alicates e chave de fenda, para a instalação de ar condicionado, dependendo do local, é necessária furadeira específica. Sem contar em toda a ligação elétrica para que o aparelho entre em perfeito funcionamento.

Todo mundo gosta de economizar, mas nesse caso, uma instalação feita de forma incorreta pode garantir muitas dores de cabeça. Um tubo conectado de forma errada, uma parede furada em local incorreto, uma instalação mau feita na corrente elétrica podem prejudicar não apenas seu imóvel, mas os vizinhos… é melhor nem pensar.

Por isso, quando for adquirir um aparelho, se programe para contratar uma prestadora ou até mesmo um técnico autônomo. Não importa o formato, desde que seja da sua confiança e bem recomendado. Esse contato também é importante para as futuras manutenções. Afinal,  não basta só instalar o ar e deixá-lo à deriva. Limpeza a cada 15 dias garante o bom funcionamento e preservação do aparelho. Além da saúde dos que circulam no local.

? Fuja dos traumas…

Muita gente pensa em instalar o ar condicionado e executar outros serviços, mesmo não sendo especialista pelo trauma de agendar com o técnico e ele não aparecer no horário combinado ou até mesmo no dia. Mas hoje, as prestadoras de serviços de diversos segmentos estão se adequando a um novo formato de gestão que facilita a execução das visitas e o remanejamento da agenda.

E aqui deixamos a dica para que você não desista. Muitas empresas já operam no Brasil com um sistema de gestão eficiente que elimina atrasos e até com ferramentas de compartilhamento do horário exato que o técnico estará na sua porta.

E se quiser saber mais sobre manutenção, te damos uma canjinha aqui no texto: Como fazer a manutenção de ar condicionado?

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade