Por que ter uma mão de obra qualificada?

Ter uma rede de talentos na sua prestadora faz dela ser reconhecida pela mão de obra qualificada. O resultado é sentido na alta produtividade e satisfação no desempenho do atendimento aos clientes.

O próprio Sebrae indica que quando uma empresa investe em profissionais qualificados, a partir de uma seleção criteriosa, só tem a gerar retornos acima do esperado.

Um esforço dos Recursos Humanos aliado à gestão indica que bons frutos sejam colhidos na experiência ao cliente e resultados finais, que toda prestadora espera.

No mercado, muito se fala sobre a dificuldade de preencher vagas devido a falta de mão de obra qualificada e que atenda as exigências do setor. O foco de toda empresa que tem metas de crescimento é uma produtividade cada vez mais alta. Então, por que não buscar esses profissionais? Porém, na falta deles, a própria empresa consegue montar um excelente quadro de funcionários de altíssima qualidade.

O que significa mão de obra qualificada?

Não basta ter um quadro de funcionários. É preciso que ele seja preenchido por profissionais acima de média. Sabe aqueles disputados pelo mercado? Então, faça questão de tê-los na sua equipe.

Muitas vezes, em uma contratação, podemos até nos surpreender com o resultado de um técnico logo no primeiro mês. Mesmo esse profissional sendo iniciante na carreira.

E não esqueça que o papel de um gestor, é liderança. Mais que organizar toda a agenda e demandas do dia, treinar as habilidades é sua função. Se a pessoa é comprometida, interessa e entrega mais que o acordado, por que não instruir esse técnico para ser a estrela da sua equipe?

Esse alto de instrução chega por meio de treinamentos e atualização constantes. Sua prestadora oferece esse tipo de atividade? Com a tecnologia, tudo muda a todo instante e estar preparado para atender qualquer situação, em qualquer equipamento faz da sua equipe diferenciada.

Para exercer uma rotina de treinamento, acesse: Como montar um cronograma de treinamento?.

Onde encontrar esses profissionais?

Já pensou em fazer parcerias com escolas e universidades reconhecidas na sua área de atuação? Geralmente, as entidades profissionalizantes têm quadros para vagas. E até mesmo professores costumam indicar os melhores alunos para vagas de empresas de destaque no mercado.

E se quiser saber como montar seu quadro de funcionários, clique aqui: Como montar um quadro de funcionários?

Mais que montar um quadro de funcionários bem qualificado, você sabe como reter esses talentos?

Algumas orientações possivelmente você já conhece, mas não custa nada reforçar. A primeira delas é manter um bom salário. Não basta pagar a média. Funcionário satisfeito é aquele reconhecido com salário que condiz com a experiência e retorno que ele proporciona para a empresa.

Claro que elogios é muito bom. Entretanto, é na parte financeira que está o maior reconhecimento.

Além disso, dê condições para que esse profissional possa atuar da melhor forma possível. Já pensou se o Real Madrid não tivesse estrutura adequada para manter o time de estrelas? O que seria do futebol?

Com a sua empresa é a mesma coisa. Uma sede confortável, que tenha um espaço de descanso entre as visitas ou até mesmo horário de almoço, cairia muito bem, não?

Como ter a segurança de que seu técnico está fazendo corretamente o serviço?

Bom, se você é gestor de uma equipe externa entende muito bem o que queremos dizer com essa pergunta. Possivelmente, essa questão passa várias vezes por sua mente durante o dia. Ainda mais se você não tem um controle sobre tudo o que é feito.

Esse controle não é apenas da localização, viu? E é baseado em acompanhamento. Saber quem está em qual lugar, facilita a organizar melhor as demandas, principalmente as de emergência.

Ainda, você consegue saber qual o estágio de cada visita. Quando começou e a expectativa para acabar. Tudo isso, a partir do preenchimentos de ferramentas e processos que fazem parte do dia a dia de uma prestadora de serviços.

E olha que não importa o segmento. Independentemente da sua área de atuação, sua gestão precisa de:

• Ordem de serviço;
  • Relatórios e check-lists para prestar contar e indicar o que será feito na próxima visita;
  • Avaliação do cliente;
  • Organização de equipamentos e estoques;
  • Agendamento rápido e preciso.

Querendo ou não essa é a sua realidade diária. Mas, o que queremos chamar a atenção aqui é como você dá conta de manter tudo isso muito bem organizado, a ponto da equipe conseguir fazer mais chamados a cada mês.

Por mais que você tenha uma mão de obra qualificada, é preciso ter instrumentos que atendam todo esse talento que a equipe tem.

E mais que facilitar tudo o que foi citado acima, ter agilidade é fundamental. Confira os relatórios sempre. Analise, corrija os erros. Faça análises periódicas. E não esqueça de ouvir os clientes! O retorno deles sobre o atendimento é uma base de termômetro.

O que fazer para atingir esses resultados?

Mais que treinamento frequente e salário atrativo, os técnicos precisam que todas essas ferramentas citadas acima estejam adequadas. E sim é um investimento. Não tem como manter um alta produtividade sem os processos adequados.

O que vale é tomar a decisão de investir em ferramentas que terão retorno. E ainda, que as facilidades sejam sentidas logo nos primeiros dias de uso.

E voce pode contar com a Field para isso. Como? Dá um play aqui nesse vídeo.

Então, vamos saber como é na prática?

A gente dá a oportunidade única de agendar uma demonstração. Nada mais que merecido por você ter chegado até aqui. Então, clique em Quero Agendar Minha Negociação Agora.

Você pode ter uma mão de obra qualificada e ainda utilizar o melhor software de gestão de equipe externa. Com essa combinação, o céu é o limite! Ultrapasse barreiras e bata muitas metas e para isso, conte sempre com Field: www.fieldcontrol.com.br.

Referência:

A importância da qualificação da mão de obra. Sebrae Gestão de Pessoas. 05/12/2013