Melhoria contínua na prestação de serviços: como fazer?

Quem não quer ver uma empresa sempre progredindo com uma carteira de clientes cada vez maior? Mesmo que atualmente, você considere o serviço prestado pela sua empresa de alta excelência,  é preciso evoluir para que o negócio tenha cada vez mais tração. Ainda, proporcionar novos serviços e produtos ao longo da sua jornada com o cliente, é uma prova que você tem preocupação em proporcionar o melhor e o mais novo que há no mercado do segmento. Caso ainda não tenha encontrado o caminho, vamos traçar uma rota realista para promover uma melhoria contínua na prestação de serviços.

Tenha sempre como objetivo da prestação de serviço a satisfação do cliente.

Parece simples, mas é aqui que a fidelidade se constrói. E esse é apenas um dos motivos para você estar em sempre em melhoria contínua na prestação de serviços.

Para construir uma marca com boa reputação é preciso tempo, já que reconhecimento e respeito no mundo dos negócios não se constrói da noite para o dia.

O esforço precisa ser concentrado em ações que o cliente sinta. E quanto tomar alguma decisão, coloque a boca no trombone. Informe aos seus clientes, explique qual é a melhoria e o impacto na vida deles.

As tarefas são mais que vão elevar o patamar da sua empresa e podem ser incluídas nas atividades do dia a dia.

Como está seu atendimento ao cliente?

Alguns tópicos são mais que bem-vindos e precisam sempre de melhorias. Sabe aquele lance de o céu ser o limite? Aqui na Field, nós miramos o universo. Não é a toa que sempre usamos o foguete nas nossas publicações.

Mas e aí, qual o status da sua empresa, quando falamos sobre:

• atender e responder as chamadas telefônicas;
  • ter conhecimento e solucionar problemas via call center;
  • enviar pessoas preparadas para solucionar o problema de equipamentos.

Esses itens devem ter melhorias diárias. O atendimento ao cliente precisa estar em primeiro lugar.

Um bom exercício para o gestor estudar sobre quais ferramentas você implementaria, caso seu cliente tivesse um orçamento ilimitado. Faça uma reunião com sua equipe.

Pesquise o que há mais novo na área e reúna o maior número de ideias. Priorize as de maior impacto e que trarão uma grande satisfação ao seu usuário.

A sua prestadora investe em tecnologia?

A tecnologia por si só já tem melhorias próprias que são atualizadas constantemente. Além da internet e alguns aplicativos bem populares e gratuitos, sua prestadora utiliza sistema de gestão exclusivo para equipes externas?

Com um software desenvolvido para as prestadoras de serviços, é possível incluir diversas melhorias de uma só vez. Desde a solução de uma das principais reclamações, como a pontualidade, até organizar a agenda de toda a equipe de uma só vez.

Um impacto preciso é sentido diretamente pelo cliente em diversos sentidos, não só pelo aumento da produtividade, que pode ser até 40% maior.

O responsável pela chamada recebe um link no qual acompanha a rota do técnico até o local da visita. Além de diminuir as chamadas perguntando aonde o técnico está e que horas ele chegará, o cliente tem a segurança de receber realmente o profissional requisitado.

As ordens de serviço passam a ser digitais. Menos papel, mais agilidade nos processos do dia a dia. E essas são apenas algumas das funcionalidades que a tecnologia pode trazer para sua empresa. Lá no site, você pode saber mais.

E se estiver precisando de um novo modelo de ordem de serviço, é só baixar AQUI.

Melhoria contínua na prestação de serviços

Promover novas propostas com frequência, além de estar sempre atualizado, indica aos seus clientes e fornecedores que há cuidado e foco no modelo de negócio.

Estar bem preparado para atuar com o que há de mais novo e moderno no mercado, indica que você quer oferecer o melhor na sua prestação de serviços.

Só fique atento para aderir realmente aquilo que irá potencializar sua produtividade. Muitas vezes, ficamos encantados com as promessas de produtos e serviços que vemos por aí.

E aderimos o que realmente não irá impactar no nosso dia a dia.

Às vezes, a vaidade pode falar mais alto. Para evitar esse tipo de problema, é preciso muito foco para realmente estar atento às necessidades reais das equipes e clientes.

O que o gestor de equipes externas pode sempre analisar é:

• As ferramentas utilizadas pelos técnicos estão em estado adequado?
  • Há alguma novidade do mercado no ramo de atuação que pode impactar diretamente o negócio?
  • Como os concorrentes estão atuando? Estão utilizando algo novo que ainda não foi aderido pela prestadora?
  • Os técnicos estão em constante atualização para promover os reparos de acordo com a evolução dos equipamentos?

São tópicos que, lendo-os assim, não causam impacto direto na produtividade. Mas se contabilizados, podem trazer grandes avanços diretamente nas visitas.

Você não precisa direcionar um investimento muito alto, caso esteja com esse pensamento.

Mesmo assim, indicamos que sempre tenha um orçamento focado nas melhorias. A fidelidade do cliente é muito frágil hoje em dia. E manter diferenciais, faz com que você esteja sempre à frente.

E a Field está aqui para te ajudar. Vem com a gente nessa? Agende sua demonstração agora mesmo.

Para mais conteúdo sobre gestão, acesse nosso canal no YouTube.