Metas para equipe de vendas: como implementá-las

Metas são importantes para que a empresa chegue ao patamar esperado durante o período planejado. As vendas são elementos fundamentais para a sobrevivência de uma empresa. Para manter um ritmo em crescimento, ter metas para equipe de vendas pode auxiliar o engajamento dos membros e atrair um número maior de clientes. E se você, como gestor, tem dificuldades em implementar essas metas, está no lugar certo! Neste texto, vamos te ajudar com o assunto e indicar as melhores formas de aumentar a produtividade e vendas do seu negócio. #Partiu?

Metas para que e para quem?

Se você empreende sem metas, meu amigo, sinto muito dizer, mas precisa rever seu conceito de negócio. As metas são a rota que você precisa seguir para ter o sucesso alcançado. Ter um caminho definido auxilia a ter uma direção mais assertiva. Claro que acertar de primeira é excelente. Mas é possível que você erre algumas vezes. Na verdade, é natural. Empreender não tem uma fórmula pronta! Tudo é mutável e transformado a todo tempo. Por isso, a primeira dica é: não tenha medo de tentar. Se você tem uma metodologia de vendas em mente, que acha que se encaixa no seu negócio, avalie os riscos e siga em frente. Mas não deixe, nunca, jamais, de estabelecer metas para a equipe de vendas.

Ter a empresa em crescimento constante é uma condição de sobrevivência no mercado brasileiro. Por isso, estabelecer metas para equipe de vendas auxilia nesse crescimento. Mas todas as demais áreas da sua empresa podem ter suas próprias metas de acordo com a atuação.

As metas auxiliam a equipe a ter um direcionamento e engajamento maior na produtividade. Ainda, quando o gestor se divide em diversas áreas, os membros das equipes com metas têm uma maior liberdade para atuar, sem a dependência dessa figura que precisa transitar em diversos departamentos, em muitas empresas. Isso torna a atividade mais prazerosa. Ainda, pessoas competitivas sempre tem a intenção de bater metas anteriores. O que pode ser muito positivo para sua empresa.

Metas para equipe de vendas

Existem diversas metas que podem ser implementadas e auxiliar no impulsionamento da sua equipe a fechar cada vez mais negócios.

1. Estipule uma meta real. Não adianta incluir uma meta inalcançável, afinal, quem sofrerá mais com isso, além do colaborador que estará a frente dela, é a própria empresa. Com isso, tenha consciência e bom senso;
  2. A empresa pode estipular premiações a cada meta conquistada. Esse tipo de ação motiva as pessoas a conquistarem a meta. Se tem dúvidas sobre como estipular os prêmios, te ajudamos no texto sobre o tema: Como premiar funcionários.
  3. As metas podem ser variáveis ou fixas. Quando fixas, ela pode ser inserida da seguinte forma: cada membro da equipe deve vender 5, 10, 15 serviços e/ou produtos por mês. Se forem constantes, podem mudar a cada vez, nova ação, promoção como Black Friday e outras datas.
  4. Há também a opção de meta por equipe, quando há mais de um serviço ou produto à disposição, os departamentos podem ter metas diferenciadas de acordo com a venda.

Como mensurar o desempenho da equipe e individual

Tenha planilhado todo o desempenho da equipe como um todo e individualmente. Essa métrica pode ser mensurada a cada semana, quinzena ou mês.

Se algum vendedor estiver com dificuldade de venda ou até mesmo queda de produtividade, sente uma tarde com ele, acompanhe-o. Vamos deixar claro que o objetivo desse acompanhamento é identificar possíveis erros e nova possibilidades de abordagem. Não causar constrangimento ou uma vigília. A prática mais adequada é você mesmo como gestor ou líder de vendas fazer contato e explicar passo a passo como faria essa venda.

Um fato muito importante é a carteira de possíveis leads que esses colaboradores entrarão em contato. Qual a qualidade dela? A quantidade aqui é fator importante, mas não o imprescindível. A qualidade é o que realmente conta. Ter uma rede de contatos que realmente são interessantes e que sejam seu público é o principal.

Para que as metas sejam cumpridas

As metas precisam estar alinhadas com a motivação. Mas lembre-se sempre que existem diversos fatores que a empresa seguir para que a motivação esteja em alta, por isso:

• ter um ambiente físico saudável, agradável e que cumpre todas as regras como mesas e cadeiras adequados, ventilação, sanitários em bom estado de uso, entre outros;
  • equipamentos funcionando de forma plena e usual;
  • linhas e aparelhos telefônicos compatíveis com o número de membros da equipe;
  • relação saudável entre a equipe e colaborador versus gestor. Tratamento com respeito e educação é mais que obrigatório.

Esperamos que esse texto te ajude, assim como todos os outros publicados no blog. A Field quer promover e melhorar a qualidade da prestação de serviços no Brasil. Se você topa vir com a gente continue aqui https://fieldcontrol.com.br/blog/, há muitos assuntos interessantes que queremos levar até você e por que não, discuti-los. E para saber mais sobre nós, conheça nosso produto: www.fieldcontrol.com.br