4 Principais redes sociais para seu negócio

Neste texto, vamos te dar uma abordagem básica sobre as principais redes sociais para ter no seu negocio. Elas podem sim, te proporcionar novos clientes e posicionar positivamente sua marca no mercado.

As redes sociais vieram para ficar. Desde os finados icq, MSN e Orkut, ficamos reféns a elas. Podemos ainda ir mais fundo, e lembrar das salas de bate-papo do UOL. Sabemos que muitos jovens empreendedores nem devem saber o que são elas. Mas também não importa.

Com as novas redes, que trouxeram funcionalidades inovadoras no quesito negócios, sua empresa não pode ficar de fora. Se você for uma PME, sabemos que contratar um profissional apenas para produzir conteúdo e fazer gerenciamento da página pode ser inviável pelo custo.

#Por que estar nas redes sociais?

Por vários motivos. Já ouviu aquele ditado: quem não é visto, não é lembrado? Dessa forma, mesmo se seu negócio for voltado para um público de faixa etária mais alta, pode sim já fazer sua conta. Entretanto, a cada ano, novos usuários surgem, independentemente da idade.

Nas redes sociais, por meio da sua página, seus possíveis clientes podem entrar em contato com sua empresa. Seja por mensagens, seja acessando o link do site que fica disponível na biografia, junto com as informações principais.

Além disso, nas redes sociais,  sua empresa pode:

• divulgar novos produtos e serviços para seus clientes;
  • fazer tutoriais explicativos sobre seu modo de operação;
  • responder dúvidas e fazer interação com os seguidores da página;
  • gerar/criar um reconhecimento da sua marca.

# Principais redes sociais para páginas empresariais?

O Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin são as redes mais populares no Brasil e oferecem gratuitamente perfis empresariais. Cada uma tem características diferentes e demandam conteúdo diferenciado, de acordo com o perfil do público, mas também da rede.

Facebook: É a rede social mais popular e usada no Brasil. Além de textos e fotos, é possível divulgar links direcionados para outros sites, como o da empresa, por exemplo. Virou uma febre no Brasil e no mundo. Tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Pense como você poderia vender ou negociar para toda essa gente?

Instagram: conteúdo curto e objetivo. Foco dessa rede social é a imagem publicada. Por isso, capriche nela. Ah, não esqueça sempre de incluir o crédito da imagem, caso ela não seja da empresa. A internet não é mais um território sem lei. Existem regras de direitos autorais e Marco Civil da Internet que regula todo o tipo de conteúdo.

Quer saber como aumentar o numero de seguidores no Instagram? A ADSRock te conta mais na página deles.

Youtube: canal de vídeos que tem crescido muito no Brasil. Se sua empresa tem conteúdo suficiente e de boa qualidade, por que não investir nessa rede?

Linkedin: a rede mais usada no mundo corporativo, pois é focada em criar relacionamentos de empresas, executivos e colaboradores. É possível também anunciar vagas. Muitos colaboradores costumam ter perfis no Linkedin. Acima de tudo, ao incluirem que trabalham na sua empresa, podem lincar a página, proporcionando mais tráfego.

TikTok: dependendo do seu negócio, o desafio para criar conteúdo para essa rede aparece. Essa nova onda cria vídeos rápidos, sem textos e já com áudios prontos aponta como nova queridinha dos mais jovens. O que nos resta a esperar até quando.

Adobe Stock

#Informações mais que obrigatórias

Abaixo, vamos pontuar informações que NÃO podem deixar de faltar nas suas redes:

O logo, nome da empresa, uma breve descrição sobre o produto ou serviço. Não esqueça de inserir o link que direciona para o seu site. Ele precisa ser sua referência na internet.

Se vincular suas contas pessoas às da empresa, tome cuidado na hora de publicar em ambos perfis para não confundir e expor conteúdo desnecessário.

Ainda, tome muito cuidado com o tom que irá usar principais redes sociais para não gerar uma crise de imagem. Em breve, aqui no blog, vamos te orientar sobre como evitar esse tipo de crise.

#Monitore as páginas todos os dias

Já citamos na abertura do texto. Mesmo que você não tenha orçamento para contratar uma agência de marketing digital  encarregue um colaborador para, pelo menos uma vez ao dia. Ou um jornalista especializado na área.

Se você está nas redes potenciais clientes podem mandar mensagens com dúvidas. Inclusive, mesmo não produzindo conteúdo, dê sempre aquela espiada.

E deixá-los sem resposta não passa uma imagem positiva para você. Muito pelo contrário.

Reclamações sem respostas são um grande problema em páginas corporativas. Muitos consumidores se baseiam em recomendações de produtos e serviços nas páginas da própria empresa.

Em outras palavras, caso tenha avaliação negativa sem uma justificativa ou resposta, a empresa pode perder um cliente.

Essas recomendações virtuais influenciam cada vez o consumidor que está com um novo perfil. Isso, a partir da flexibilização da internet.

Como todas essas dicas básicas ainda está em dúvida? Sem problema nenhum! Sugerimos entrar nas redes de marcas que você admira. Cheque o posicionamento. E também a dos seus concorrentes.

Aceita sugestões? Netflix e Magazine Luiza são algumas.

Há vários e-book gratuitos como os da Resultados Digitais e Rock Content, que, com certeza irão tirar suas principais dúvidas sobre o assunto.

Quer aprender mais? O time de comunicação da Field indica os livros:

Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha;

Marketing de conteúdo – a moeda do século XXI – Rafael Rez;

Comunicação (Des)orientada para PMEs – 30 armadilhas que pegam ou vão pegar sua empresa – Multivias;

A arte de escrever para a web – Paulo Maccedo

E que tal conhecer a gente? Chega mais no site da Field Control: www.fieldcontrol.com.br.