Como montar um cronograma de treinamento?

Treinamento é um processo que não pode faltar de jeito nenhum na sua empresa. Mais que instruir sobre novas ferramentas e formas de trabalho, reforçar e ajustar o que se tem feito, fazem parte de um negócio de sucesso. Como o dia a dia é puxado, nada melhor que estabelecer um cronograma de treinamento.

Aqui, você vai saber os princípios básicos desse tipo de organização. Ainda, poderá terminar a leitura e partir para a prática, produzindo seu próprio cronograma.

Sua empresa não precisa de um time de especialistas nessa área. Deixe a contratação de especialização para o momento do treinamento em si, de acordo com a agenda de cada um deles. Portanto, o cronograma fica a seu critério e da sua equipe.

Então, te desejamos que as próximas linhas que tragam muito conhecimento. Não esqueça de pegar um café e tornar esse momento prazeroso. Aprendizado nunca é demais!

 

O que é cronograma de treinamento?

É basicamente uma agenda na qual estipula quando, onde e qual treinamento será oferecido.

Na verdade, quais treinamentos, porque existem mais de um. Isso explicamos melhor aqui: Tipos de treinamento para equipes externas.

Com isso, indicamos que mais que aplicar esses treinamentos, é preciso ter uma ordem. Cada um merece ser refeito a cada temporada. Claro que de acordo com a temática que será abordada.

Segurança, por exemplo, a cada nova leva de funcionários contratados, um novo treinamento precisa ser executado.

Atendimento ao cliente, a Field indicada a cada três meses. Ou sempre que necessário. Uma boa métrica é o resultado da avaliação do cliente. Caso esteja com pontos negativos consideráveis, readeque o atendimento enquanto é tempo.

Manter a equipe muito bem treinada é outro aspecto bem relevante. Então, ter um cronograma fará com que todos esses treinamentos não se coincidam. Ou até mesmo atropele as visitas externas e demandas do dia a dia.

 

Como motivar meus técnicos a adotar o cronograma de treinamento?

Pode ser não ser a melhor atividade do mundo, mas todos precisam participar.

A primeira ação é explicar as questões legais sobre estar no treinamento. E mais que estar de corpo presente, estimule as pessoas a participar. A tirar dúvidas, interagir com o responsável pelo treinamento.

As atividades práticas são muito boas não só para aguçar a participação, como fixar melhor o que deve ser feito em momentos de perigo, no caso de treinamentos de segurança ou primeiros socorros.

Informe antecipadamente a agenda de treinamento. Bingo! Mais um motivo para você ter seu cronograma de treinamento. Se for aos fins de semana, ainda mais! Outra decisão a ser tomada é se for fora do horário de expediente, como essas horas serão compensadas? Folga ou hora extra? Verifique entre RH, gestão e administração a melhor saída. E se precisar, consulte a galera que irá fazer o treinamento também. Eles precisam ter voz.

Após o treinamento, pergunte o cada um achou. Se gostaram, se realmente tiraram as dúvidas sobre o tema, se o que foi indicado será implementado e como na rotina. Ter um feedback interno mede o clima organizacional. E te dá um retorno se realmente o investimento financeiro e de tempo valeu a pena.

 

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Período de treinamentos 

A periodicidade vai de acordo com a necessidade da sua prestadora. E ainda, com a experiência de cada técnico. Alguns precisam de um reforço extra, outros não. Sabe aqueles talentos da casa? Que são os técnicos mais solicitados? Então, quando for montar um cronograma de treinamento, verifique se o tema não será repetido para eles.

Ou se preferir, convide-os para dar esse treinamento. É uma forma de prestigiar e também dividir o talento com os demais.

A gente sabe que reter talentos é fundamental para o bem da empresa, então, não deixe essa possibilidade de fora. Estude e veja se é viável dentro da sua realidade.

Caso a prestadora necessite de contratação de especialistas de fora, consulte a agenda bem antes. Na véspera pode sair mais caro. Ainda, se forem dois treinamentos no ano, peça um desconto. Você não perde nada com isso. E vai que cola.

 

Como elaborar meu cronograma em meio a rotina?

Agendamentos, visitas para manutenção preventiva e corretiva, chamadas de emergência, atrasos dos técnicos, ordem de serviços perdidas. Essa é a sua realidade?

Se for, você precisa mudar isso agora mesmo. Por que no meio dessa confusão toda, como você vai estabelecer um cronograma de treinamento? Sem condições.

Primeiro de tudo, organize sua gestão. Adote ferramentas que façam com que seus processos sejam realizados de forma adequada. Quer uma luz? A gente te dá.

O que seria uma organização de processos em uma prestadora de serviços?

A resposta está na mão. Ou melhor, na frente dos seus olhos!

  • Saber a localização exata dos técnicos – ajuda a elaborar melhor a agenda, deslocando quem está mais próximo ao local. Ainda, evita os atrasos;
  • Ordem de serviço passa a ser digital. Não tem mais a desculpa de que o cachorro comeu esse documento tão importante;
  • Padronização – todos os técnicos passam preencher os mesmos relatórios, os mesmos check-lists e demais demandas.

Com esses processos em dia, ficará muito mais fácil de manter um cronograma mais assertivo, não é mesmo? Jogando a real, você poderá passar a pensar em planejar seu cronograma.

Nada de mágica

Tudo isso pode ser resolvido pela Field. Não é um simples passe de mágica. Mas te garantimos que sua vida ficará melhor. As dos técnicos e clientes também. Afinal, todos os envolvidos nas visitas precisam ser beneficiados. No nosso site, a gente te conta mais: www.fieldcontrol.com.br.

Mas, sinceramente, não perca a oportunidade. Comece agora mesmo a mudar a sua realidade. Você tem esse poder! Agende sua demonstração. Nada melhor do que sentir na prática toda a facilidade que a Field Control pode proporcionar na sua gestão e produtividade.

Ah, você não paga nada durante esse período, ok? Nem pedimos seus dados durante o cadastro. E mesmo assim, você conta com nosso time de especialistas em gestão para te assessorar. Uma oportunidade única e exclusiva. É só começar: agendar minha demonstração.

 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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