Prestador de serviços de climatização: principais funções

O prestador de serviços de climatização é um dos mais solicitados dentro do segmento. O uso do ar-condicionado é cada vez mais popular no Brasil, um país tropical, com altas temperaturas durante o ano todo e com isso, faz com que seja um serviço com altas demandas.

A climatização é um mercado amplo e atinge desde o comércio, serviços essenciais, lares, enfim… é um tipo de produto que, não está tão acessível a todos, mas que tem uma boa aderência por aqui.

Em muitas casas, o ventilador ainda reina como o salvador das noites de calor intenso e, muitas vezes, até insano. Isso talvez torne o aparelho um bem de consumo muito desejado.

Se você é um prestador que atua no ramo de climatização, a Field entende que com tantas visitas, muitas de emergência, por sinal, ter um controle sobre toda a agenda é um desafio.

Não sabemos o quanto e como é a sua organização, mas ela é fundamental para prestar um bom serviço.

Que tal começar pela ordem de serviço?

Aqui no blog, você pode baixar um modelo de ordem de serviço grátis que pode ser utilizado no formato impresso. Se for digital, então… melhor ainda: baixar modelo de ordem de serviço.

Agora, bora lá para o nosso tema. O que será que o prestador de serviços de climatização faz?

Ele pode ser considerado um herói? Há quem diga que sim!

É o profissional habilitado para salvar o clima bem quando o ar resolve dar problema justo naquele dia em que a sensação térmica bate 40 graus. A gente começa a suar só de pensar…

O que um prestador de serviços de climatização faz?

Instalação

Sabe aqueles memes que a gente se diverte na internet? Então, tem vários sobre ar-condicionado instalados de forma errada.

Inclusive, você pode se divertir com alguns na página do facebook da Field.

A gente pensa que é brincadeira, mas as instalações que são feitas de forma errada causam prejuízos. Desde o financeiro, porque a parede quebrada precisa de reparo até o aparelho danificado, e sem contar no prejuízo moral, de tentar fazer e ter falhado.

Para evitar todos esses sentimentos frustrantes, o prestador de serviços de climatização precisa entrar em cena.

É o profissional mais habilitado para indicar o melhor lugar para instalação de acordo com o ambiente.

Sem contar que ele tem experiência suficiente para fazer o serviço da forma mais adequada, sem danificar nada.

Ainda está em dúvida? Confira mais informações: Instalação de ar condicionado: qual a melhor forma?.

Manutenção

Já que você teve que contratar o serviço para a instalação, o ideal é que feche um contrato para manutenção.

É isso mesmo!

Não basta ter aquele ventinho gelado à noite que faz você ter a satisfação em dormir de edredon, mesmo que lá fora esteja 30 graus. A gente sabe você faz isso.

A manutenção é importante para que seu aparelho esteja sempre funcionando e evite panes e interrupções de uma hora para a outra.

Sem contar que o prestador de serviços de climatização pode indicar qual o melhor tipo de manutenção para aquele momento. Sim, existe mais de um tipo: Tipos de manutenção para aderir na sua empresa.

Esperamos que seja sempre a preventiva, que por sinal, prolonga a vida do aparelho e evita problemas de saúde.

E a manutenção preventiva evita a corretiva, aquela feita à pressas, e como o próprio nome diz, corrige algum possível erro que fez com que o aparelho parasse de funcionar.

Geralmente, a corretiva vem acompanhada da troca e substituição de peças, ou seja, aquele gasto extra que você não contava.

Por isso, foque em um contrato com um empresa de climatização que vai te salvar na hora do perrengue e evitar que danos maiores aconteçam.

Ainda, fique muito atento com a limpeza que é uma das principais ações quando se tem um aparelho de ar-condicionado.

Te comprovamos aqui: Problemas de saúde e limpeza de ar condicionado.

Caso a manutenção seja algo do seu interesse, indicamos a leitura:

Consultoria de um prestador de serviços de climatização

Não é só a instalação que pode dar errado. Você pode comprar um aparelho que não seja adequado ao ambiente que será climatizado.

Quando se trata de ambientes domésticos é muito mais fácil. Mas dependendo da metragem, existem alternativas que um único sistema pode refrigerar o ambiente como um todo. Isso anula a necessidade de ter um aparelho para cada cômodo.

Ficou surpreso? Essa sugestão pode ser feita muito bem por um prestador de serviços de climatização.

Mais que instalar e fazer a manutenção, a consultoria também cabe muito bem.

Caso seja ambientes empresariais, com grande quantidade de pessoas, todas elas precisam ser beneficiadas com o ar, certo?

A escolha certa do aparelho é determinada pela estrutura do local.

É aberto? Tem janelas? O fluxo de pessoas entrando e saindo é intenso? Quantas horas o aparelho ficará ligado?

Lendo-as assim, parecem perguntas bobas, mas que fazem toda a diferença no momento não só de comprar, mas de se ter o efeito esperado.

E se o ar não está disponível e acessível para todos, é porque tem um custo elevado. E saber comprar o aparelho certo conta muito.

Se quiser começar a pesquisa desde já, a Field separou alguns modelos que podem atender a sua demanda: Qual o melhor ar condicionado para você.

Quer mais conteúdo sobre climatização?