Funcionários desmotivados prejudicam o lucro?

Quem nunca se sentiu desmotivado no trabalho que atire a primeira pedra. Há fases e fases e muitos fatores podem impactar o desempenho de um profissional. A vida pessoal, por inúmeros motivos, mas também aspectos dentro da empresa. Há relatos e experiências não muito longe de você que podem comprovar. Os funcionários desmotivados podem ter um impacto muito grande na sua produtividade.

Todo mundo conhece um amigo, irmã, vizinho que ficou desmotivado pela gestão do trabalho. E isso pode estar acontecendo na sua empresa e afetando diretamente o seu lucro.

Como a Field quer sempre elevar o patamar da sua prestadora, vamos te alertar como identificar um técnico de campo desmotivado e evitar que o problema afete diretamente o seu fluxo de caixa.

E quem sabe, contornar a situação.

Funcionários desmotivados: o que significa no ambiente de trabalho?

Não importa o cargo, área e setor, todos os trabalhares têm demandas e tarefas a serem cumpridas, com ou sem prazo, mas precisam ser atribuídas ao dia a dia daquela pessoa.

Ao contrário, não fará sentido a pessoa acordar todos os dias, pegar aquele busão lotado ou horas de trânsito para ganhar o rico dinheirinho no fim do mês, sem exercer a função proposta.

Mais que receber um salário ao fim do mês, qual será o propósito de exercer determinada atividade? Pois bem, algumas pessoas são apaixonadas pela profissão que exercem.

Outras ainda estão se encontrando… mas acreditamos que aonde quer que esteja, é fundamental dar o seu melhor. (Uma prova é o nosso time da Field.

Os fielders são apaixonados pelo o que fazem, não é à toa que no nosso atendimento você pode sentir isso).

O gestor pode identificar um técnico de campo desmotivado quando os horários não são cumpridos (os de chegada e de saída), a qualidade no atendimento ao cliente cai, o relacionamento com a equipe e gestor muda, entre as visitas ele “some”.

Esses são alguns. É impossível definir todos, porque como é algo pessoal, cada indivíduo pode manifestar a desmotivação de uma forma diferente. O importante é que o técnico esteja sempre ligado e aberto para conversas.

Muitas vezes, a falta de acesso ao líder pode acarretar em comunicação sobre problemas internos que refletem diretamente na motivação do colaborador.

Clima organizacional

Você, como gestor, consegue pontuar quais são os aspectos principais que impactam no clima da equipe? É, sabemos que com tanta coisa para gerenciar, fica um pouco difícil ter tudo bem detalhado na cabeça.

Ainda mais assim, sendo pego de surpresa. Por isso, decidimos te dar umas dicas sobre como promover um bom clima na sua prestadora.

Se observar à sua volta, vai encontrar vários fatores que podem ser melhorados ou até ressaltados. E na correria do dia a dia, passam desapercebidos.

Um ponto muito importante, que vale ressaltar sobre clima organizacional, é que esse conceito pode ser adaptado em todos os setores e segmentos. Não existe uma fórmula pronta.

Cada área de atuação pode promover ações que se encaixam melhor no modelo de negócio de cada um.

A gente pode continuar a conversa sobre o tema no texto: A qualidade no clima organizacional reflete no desempenho da empresa.

Impacto no lucro

Um cliente mal atendido, não importa a fase de contrato, seja a primeira visita, pode tornar a experiência ruim em última. Pense você, como consumidor, se não gosta de ser bem atendido?

O técnico de campo desmotivado pode não prestar atenção aos mínimos detalhes.

Às vezes, até os problemas que esse profissional está passando pode refletir na forma de tratamento com o cliente final (que não tem nada a ver).

Mas somos humanos e sabemos que é difícil separar alguns assuntos.

Uma visita realizada fora do padrão de qualidade pode impactar em quebras de contratos e não renovação dos serviços. E claro que isso interfere no seu fluxo de caixa.

Ainda mais quando esse cliente sair por aí falando mal do serviço prestado e sua reputação vai lá embaixo.

Como detectar a queda na qualidade do atendimento de um técnico de campo desmotivado?

Claro que pelo comportamento do técnico, o gestor pode identificar a desmotivação logo no relacionamento na gestão. Mas um outro indicativo é a qualidade da avaliação da visita.

É, caro gestor, se a sua prestadora ainda não utiliza esse processo, chegou a hora.

É muito mais que medir a produtividade e qualidade do atendimento, mas também saber como está o desempenho dos seus técnicos fora da sede da prestadora, ou seja, onde eles mais ficam, cara a cara com o cliente.

E nada de papel. Tudo é feito pelo smartphone por meio de um aplicativo que tem essa ferramenta e já envia os resultados direto para o sistema acessado pelo gestor.

Se no acompanhamento, você detectar que um técnico teve uma queda considerável na avaliação, chame-o para um café. Tente mais que ajudar, mas entender o que está acontecendo, se é algo da própria gestão que está impactando a produtividade daquele indivíduo.

Se você tem dúvidas sobre como implementar a avaliação de clientes, te damos a solução. Selecionamos alguns modelos que podem te ajudar de acordo com o seu segmento. É só clicar aqui e partir para o abraço: Modelos de avaliação de clientes de prestadoras de serviço.