Relacionamento com o cliente: benefícios de dados

Sua empresa conta com uma série de informações e dados provenientes das mais diversas plataformas e pontos de contatos com os clientes. Seja de redes sociais, retornos de e-mails marketing, CRM e de todo esforço que é feito no relacionamento com o cliente.

Agora é hora de pegar todos esses dados e informações, colocá-los na mesa e buscar a melhor forma para gerir seu relacionamento com o cliente. Já demos dicas aqui no blog sobre como ter um atendimento personalizado e também do que é um CRM e como utilizá-lo da melhor maneira possível.

O contato “olho a olho” é importante, mas não se esqueça da gestão de dados

O relacionamento com o cliente precisa contar com várias fases e estratégias. Algumas delas são:

• Almoços de negócios ou relacionamento;
  • Happy hours;
  • Visitas;
  • Reuniões;
  • Cartas;
  • Presentes em datas comemorativas.

Todos os tópicos citados acima são práticas importantes para o relacionamento com o cliente.  Não devem nunca ficar fora da estratégia. Porém, não podemos esquecer que, atualmente, com as diversas plataformas de gestão, não se deve abandonar as informações e dados coletados nos mais diferentes pontos de contato da empresas com os clientes.

Mas, afinal, o que é relacionamento?

Essa é uma pergunta que todo mundo faz. De acordo com o Dicionário Michaelis, relacionamento é:

1. Ato ou efeito de relacionar (-se)
  2. Relação de amizade
  3. Capacidade de interagir bem com as pessoas

Pensando no mundo corporativo, podemos dizer que “relacionamento” são os três significados juntos do dicionários. Relacionamento é uma parceria envolvendo reciprocidade, confiança e o conhecimento do outro. Por isso, cada ponto de contato da sua empresa com seu cliente é o momento para colher o máximo de informação possível, sem ser chato. Além de mostrar a ele que você o conhece muito bem, sabe das suas dores, problemas e necessidades.

Então, a tecnologia pode te ajudar muito no relacionamento com o cliente, trazendo informações importantes desses pontos de contato.

Pontos de contatos

Como falamos, o relacionamento com o cliente se dá em diferentes canais e pontos de contatos. Alguns exemplos são: blog corporativo, redes sociais, e-mail e newsletter. Em todos esses pontos é possível mensurar os tipos de contatos e também desenvolver análises em cima dos dados e informações coletadas. Com tudo isso bem mensurado, é possível trabalhar uma estratégia completa e bem segmentada de relacionamento com o cliente.

As informações coletadas nesses pontos de contatos podem e devem ser utilizadas para o relacionamento direto, olho no olho, com o cliente. É importante mostrar a ele, em um almoço ou café, o quanto você está por dentro do relacionamento, da empresa dele e até de possíveis problemas que vieram a acontecer.

Utilize todo o potencial de seu CRM

Um CRM de qualidade é capaz de rastrear ativamente e gerenciar variadas informações de seus clientes. É um ferramenta que armazena dados e informações realmente valiosas, que podem melhorar muito o acompanhamento dos leads.

Com esses dados em mãos, analise periodicamente como tem sido seus pontos de contato com os clientes e prospects. É olhando para esse universo que você vai começar a atender onde sua energia tem sido depositada. E o principal: aonde estão os principais pontos de conversão.

Dados e mais dados – inclusive da sua ferramenta de gestão

Além de todos esses pontos de contato e de diferentes fontes de informações, seu software de gestão é uma grande fonte de informações que podem ajudar na melhor do seu relacionamento com o cliente.

Empresas que contam com equipes externas, por exemplo, necessitam de uma ferramenta de gestão para ajudar a gerenciar esses colaboradores. E esse gerenciamento deve contar também com informações e dados dos atendimentos. E, consequentemente, dos clientes, podendo contar com histórico e outros dados, que vão ajudar sensivelmente no relacionamento com o cliente.

A empresa que busca uma ferramenta de gestão como essa, precisa conhecer o Field Control. Muito mais que um app para prestadores de serviços externos. O Field Control é um sistema de gestão que conta com informações disponíveis que ajudam na hora de estabelecer um melhor relacionamento com os clientes.

A ferramenta Field Control

O Field Control, por ser uma ferramenta bem completa, traz informações gerenciais importantes para o relacionamento com o cliente e que podem ser integradas e cruzadas com outras soluções, com o CRM ou os dados vindos das redes sociais, por exemplo.

O Field Control conta, por exemplo, com uma linha do tempo e um mapa que mostra ao vivo onde estão os prestadores de serviços. Com isso, o gestor tem possibilidade de dar pronta respostas aos clientes.  O sistema conta com histórico de ordens de serviço. O que isso significa? Que possibilita que o atendimento consiga trazer de forma fácil e rápida toda a história e interação já realizada entre o cliente e a empresa. É uma forma de demonstrar que sua empresa entende o cliente, seus problemas anteriores e o que precisa ser feito. Um técnico pode perguntar se o problema anterior foi resolvido e se há algo que pode fazer para ajudar. Tudo isso, apenas ao olhar o histórico de ordens de serviço. Parece pouco, mas este tipo de atitude faz toda a diferença na melhor do relacionamento com o cliente.