Técnicas de roteirização para equipes e técnicos de campo

As técnicas de roteirização precisam estar entre as prioridades da gestão. Por que a Field escreve isso?

Pelo simples motivo da pontualidade ser uma das principais reclamações do serviço de campo no Brasil. E se você está se perguntando o que as rotas têm a ver com isso, tem e muito!

Não só com a pontualidade, mas com gastos excessivos, que podem ter o investimento destinado a melhorias significativas na prestadora.

Deu um nó na sua cabeça só de pensar em como fazer isso? Não se preocupe. A solução é mais simples do que se imagina.

Continue com a gente e desate todos os tabus sobre roteirização que empacam sua produtividade.

Monitorar uma equipe que fica na rua o tempo todo é tarefa difícil.

Ainda mais, quando se tem um número considerável de técnicos na mesma equipe.

Lidar com a abertura das OSs e direcionar o mais hábil para aquele reparo/instalação, porém que está mais próximo ao local parece impossível. Principalmente, quando isso é feito à distância.

Quem trabalha com deslocamento na rua está sujeito a diversas situações, desde uma leve garoa, que já alerta a todos os motoristas a reduzirem a velocidade até tempestades que causam alagamentos.

Sem contar nas obras e acidentes que podem travar toda a zona de uma cidade.

Por isso, ter uma roteirização bem efetiva não garante apenas um bom atendimento aos clientes. Mas também bem estar aos técnicos, que ficam menos tempo parados no trânsito.

E como fazer isso? É só continuar a leitura.

Técnicas de roteirização para redução de custos

Não fazemos ideia de como você faz a roteirização da sua equipe atualmente.

Existem diversas alternativas. Mas o lance aqui é: o sistema que a prestadora usa hoje é eficaz?

E quando a Field faz esse tipo de provocação é porque hoje, as empresas que têm equipes de campo na rua, podem sim fazer uma boa otimização de rotas e, ainda, economizar.

Para isso, pontuamos alguns desperdícios que rolam quando há falhas na roteirização:

Combustível: um técnico está na zona sul e recebe uma chamada para a zona norte. Porém, existe um outro técnico na zona norte, mas por falta de conhecimento de localização, ele não é demandado para a nova visita. Resumo da ópera: combustível gasto à toa e cliente atendido fora do horário previsto;

Tempo: aquele ditado “tempo é dinheiro” vale muito na prestação de serviços. O tempo de deslocamento pode salvar contratos. Lembra que citamos que a pontualidade é uma das maiores insatisfações do nosso segmento? Pois é;

Manutenção da frota e gasto dos pneus: carro na rua exige manutenção em dia. Lembre-se que a segurança dos seus técnicos é fundamental, antes de tudo. Quanto menos se roda, menos manutenção se exige. E a prestadora sente isso no fluxo de caixa. Se quiser aprimorar sua economia, acesse o tema: Como aumentar a durabilidade de pneu para frota.

Como resolver?

Calma que a Field não ia jogar a bomba na sua mão e sair andando. Lembre-se sempre que nossa relação é de parceria.

Tanto que se quiser, já pode começar fazendo uma demonstração: teste de roteirização.

Não se assuste que esse link não é nenhum vírus. É apenas um acesso gratuito ao sistema de gestão de equipes de campo.

Entre as ferramentas disponíveis, desenvolvidas para solucionar diversos problemas que impactam sua produtividade, a roteirização foi contemplada.

Por meio de uma ferramenta que se chama localização de equipes, é possível saber onde cada técnico está.

Mas tudo isso, em uma única tela. E outra, mais que mostrar a localização, o Field Control exibe o status de cada visita: se está em andamento, em espera ou com impedimentos.

Com isso, você consegue deslocar o técnico mais próximo e ainda de acordo com a habilidade necessária para aquele determinado atendimento.

O gestor tem conhecimento da localização de toda a equipe, por meio de um aplicativo que todos os técnicos têm instalado no smartphone que é integrado com uma plataforma web.

E são atualizados em tempo real.

A tela abaixo é a que aparece na sua tela, com a foto e localização exata de cada membro da sua equipe de campo. E não importa quantos técnicos sejam.

O Field Control foi desenvolvido com foco em pequenas e médias empresas, por isso, não pense que esse sistema não pode fazer parte da sua realidade devido a alto custo de investimentos.

O convite para o teste está feito. E se quiser conhecer as outras ferramentas citadas, todas estão disponíveis no site: www.fieldcontrol.com.br.