Como controlar a terceirização de mão de obra?

Chega um momento que aderir a terceirização de mão de obra na prestação de serviços é a opção mais viável para a gestão. Há muitas causas que podem levar a esse efeito. Não importa seu motivo (vamos explicar alguns aqui), fazer o controle de que tudo o que é feito em nome da sua empresa é fundamental para alinhar os valores, princípios e qualidade do seu negócio.

Com isso, te convidamos para uma leitura que irá te orientar e esclarecer algumas possíveis dúvidas sobre o tema terceirização de mão de obra.

A prestação de serviços está presente em quase todos os setores empresariais e da economia. Ter pessoas que atuam nas ruas é uma prática muito comum, de acordo com o segmento exercido pelo negócio.

Alguns exemplos são prestadoras de serviços que executam reparos e instalação em diversas áreas. Entre elas, elevadores, telecomunicação, dedetização, climatização, segurança eletrônica e outros.

Entretanto, a terceirização de mão de obra também é uma prática comum na construção e até em imobiliárias, atuando nas vendas e aluguel de imóveis.

 

Quando terceirizar os serviços prestados?

No momento que você fecha um grande contrato, mas que será por um período. Ou até mesmo em épocas que precise de um reforço extra. Fim do ano, épocas de muito calor (no caso de instalação de ar condicionado), alta demanda de elevadores.

Enfim, a partir do momento que a sua equipe não estiver mais dando conta dos chamados, é uma boa investir na terceirização de mão de obra.

Ainda mais se com a sua experiência, entender que esse movimento acima da média é temporário e que não vale a pena a contratação de mais pessoas para seu time de forma permanente.

Com a alteração e mudanças recentes na lei trabalhista brasileira, muitas empresas também optaram pela terceirização.

O que é importante é sempre manter a proposta inserida no contrato. E ainda, ter o desafio de cumprir com a qualidade e rigor que fizeram da sua empresa ter essa grande procura de demanda.

Se essas opções fazem parte da vida da sua prestadora, indicamos a leitura: Terceirização de serviços em épocas sazonais.

 

Saber onde o profissional está facilita e muito toda a gestão do trabalho. Foto: reprodução/Field Control

 

Por que exercer o controle da terceirização de mão de mão de obra?

Já que esses profissionais, mesmo terceirizados, estarão em contato com seus clientes, nada melhor que saber como está sendo o exercício da função.

Uma pequena pausa para explicar esse “controle”. A intenção não é vigiar, saber os passos, mas sim, facilitar todo o processo de gestão, comunicação e informação.

O foco é checar se todos os processos estão sendo realizados. E ainda, informar o cliente sobre o status da visita. Hoje, chegar em ponto nos lugares é algo bem importante. Em primeiro lugar, temos o trânsito e as vias de deslocamento cada vez difíceis nas cidades. Em segundo lugar, muitos clientes mudam toda a agenda e rotina para receber os prestadores. Quando atrasam ou não aparecem, cria-se aquele problema que para reverter é realmente trabalhoso.

E já que estamos escrevendo sobre gestão, impossível não citar a produtividade. Para alcançar uma meta maior a cada mês, acompanhar de perto o que está acontece é aconselhável.

Os relatórios e check-lists são preenchidos como se deve? E a avaliação do cliente teve retorno positivo, dentro do esperado? A começar pela ordem de serviço. Ela foi seguida corretamente, com a indicação da demanda daquele serviço?

Acompanhar todo esse fluxo, em tempo real, auxilia muito na correção de erros em tempo hábil. E mais ainda, permite até uma flexibilidade na agenda e inserir aquele chamado de última hora.

Existem processos bem estabelecidos para esse formato de controle. Te contamos melhor e com mais detalhes aqui: Serviços terceirizados: 5 dicas para controle.

 

Como fazer essa tarefa, se não posso acompanhar todos os profissionais?

Você pode sim. Não presencialmente. Mas consegue saber o que acontece em cada visita/atividade, como se estivesse lá.

Fica tranquilo que existe algo que pode fazer isso muito bem por você. Inclusive, você até poderá considera-lá o melhor amigo da sua gestão. A tecnologia que você usa no dia a dia é a sua melhor aliada. Mas não é qualquer tecnologia não. Tem que ser uma específica, que atenda as suas necessidade e entenda o que você precisa para saber tudo o que acontece na sua operação.

Começamos pela localização em tempo real do prestador de serviço. Muito mais que ter rastreador em veículos da frota, é saber quando a visita começou e terminou. Essa informação garante mais precisão em encaixar ou não mais uma visita que possa aparecer naquela região. Evita grandes deslocamentos e mais economia de combustível. Entendeu agora a relação com o aumento da produtividade?

Não importa quantos técnicos fazem parte da sua equipe. Se você tem 50, é possível ter a localização de todos ao mesmo tempo. E você não vai ter que ficar acessando uma por uma. Todos são atualizados em uma única tela (como a imagem acima), por meio do mapa da região da sua empresa. Dessa forma, você consegue saber até mesmo se membros da equipe que estavam separados, chegaram juntos a um local que demanda mais de um profissional. outra vantagem é poder informar ao cliente quando o técnico chegará ao local. A gente sabe que a ligação pergunta “aonde meu técnico está” é muito recorrente.

 

Onde encontro todos esses processos em um único lugar? 

Todas essas funcionalidades que irão facilitar a vida, você encontra em um único lugar: sistema de gestão de equipes externas.

Com as principais ferramentas utilizadas na prestação de serviços, desde a ordem de serviço que passa a ser digital até a avaliação do cliente conversam entre si.

E ainda geram um relatório com todas as informações necessárias para avaliar a produtividade. Esses dados podem ser estudados por técnico, pela equipe como um todo e em períodos estabelecidos pelo próprio gestor.

Então, se você atua com terceirização de mão de obra é mais um motivo para aderir a essa ferramenta. A tomada de decisão é totalmente sua. Mas para dar um força, te convidamos para agendar agora mesmo uma demonstração gratuita. Por que deixar para depois, se o poder de mudar a realidade da sua prestadora está em suas mãos neste momento de única oportunidade?

Clique aqui: quero agendar minha demonstração. E conte com uma nova era de produtividade na sua empresa.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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