Valor da mão de obra prestada: táticas de marketing

Antes de implementar um plano de marketing, a prestadora precisa adotar algumas táticas que farão sentido ao cliente sobre a adesão do serviço externo. Partindo do princípio que hoje as pessoas buscam por soluções para melhorar o dia a dia delas e você a tem em suas mãos, por que não agregar um valor da mão de obra a elas? Com isso, vamos continuar a abordar o marketing para serviços externos neste texto, que é o segundo da nossa série sobre o tema. Se você caiu de paraquedas aqui e quiser, literalmente, começar do começo por não conhecer ou entender muito sobre marketing, sugerimos antes a leitura do primeiro texto: Conceito de marketing para serviços externos.

Táticas de Marketing para explicar o valor da mão de obra

O que seu cliente quer ao aderir um serviço seu?

Resolver problemas. Esse é ponto forte das empresas do século XXI. Não apenas vender serviços, mas experiências memoráveis que vai dar pano para manga e ele sair contando por aí. Um dos principais problemas vividos na prestação hoje e motivos de reclamação é a pontualidade. Como está a sua?

Já que santo de casa não faz milagre, segue mais uma ajudinha básica com ela mesma, a tecnologia. Clique AQUI e saiba mais.

E nunca, jamais, duvide do valor da mão de obra e do seu trabalho.

Como vai a personalidade da sua marca?

Sim, sua prestadora precisa ter uma personalidade própria, assim como cada indivíduo. Qual o diferencial dela no mercado? Como ela se relaciona com o público em todas as fases da jornada do cliente? Após o fechamento de contrato, como é essa relação?

Um outro ponto bem importante que não podemos deixar de citar aqui é que assim como pessoas, empresas falham. Tudo bem, acontece. Mas o ideal é agir rápido para que o mesmo erro não seja cometido repetidas vezes.

Para isso, é preciso envolver o cliente e ter a certeza de que a experiência do serviço oferecido foi memorável. E quando houver problemas com as visitas, reparos, atrasos dos técnicos, encontrar soluções. Lembre-se que a fidelidade do cliente é muito frágil. Uma má recomendação, seja boca a boca, seja em um post nas redes sociais, pode causar sérios transtornos não só na imagem, mas no fluxo de caixa da prestadora.

Autenticidade é  uma razão para sua empresa existir e isso deve ultrapassar as ações de comunicação e marketing. Precisa estar dia a dia, a cada contato com o cliente, ou um possível cliente. Saber a razão da existência da empresa é o princípio básico de implementar as ações.

Budget

É preciso deixar uma fatia de investimento para marketing. Sim, é preciso pagar por essas ações. Em média, as empresas investem de 2% a 3% do planejamento anual. Claro que a porcentagem depende muito do seu plano de mídia e os formatos que serão escolhidos.

Então, se tem interesse, reserve já uma grana no seu próximo planejamento para fazer acontecer e promover diversas experiências para se conectar aos seus clientes e possíveis clientes.

Quer saber mais? Vamos partir agora para o passo a passo do seu plano do marketing no próximo texto. Continue com a Field nesse voo de conhecimento e vença as barreiras que impedem alcançar o objetivo da sua prestadora, seja que ele for.

Referência:

KOTLER, Philip. Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.