Valorize seu funcionário com simples ações

Montar um equipe talentosa e que tenha habilidades diferenciadas não é para qualquer empresa. Só o gestor sabe o esforço para manter uma alta qualidade interna e que reflete diretamente nos serviços oferecidos. Além do treinamento diário para um serviço de excelência, os esforços do gestor para manter esses profissionais na equipe também fazem parte da rotina. Com isso, a Field incentiva: valorize seu funcionário. Com simples ações, é possível implementar uma boa relação e mantê-los motivados.

Quando o mercado está aquecido, várias oportunidades se abrem. Sem contar que profissionais que são destaques na área pelos resultados vira e mexe recebem propostas. Muitas delas podem até cobrir o atual salário para ser um atrativo.

E então, como a sua empresa se protege para manter esse time super engajado e talentoso que foi montado e treinado em uma construção diária?

Uma dica já foi sugerida lá em cima: valorize seu funcionário. Não pense que a empresa precisa desembolsar rios de dinheiro. Não que seu time não mereça. Pelo contrário. Se o seu fluxo de caixas permite, vá em frente. Mas foque em ações que realmente irão refletir nessa valorização.

Se a grana é curta. Não desanime. Existem muitas formas que devem fazer parte do protocolo.

Como sabemos que sua rotina é bem corrida, separamos aqui algumas dicas. Elas são simples e causam o efeito esperado. Implemente-as aos poucos e indique para os demais colegas da gestão e liderança. Com certeza, o seu clima organizacional será outro depois de um período curto de tempo.

Valorize seu funcionário

Por que valorizar o funcionário? Se essa pergunta está martelando aí na sua cabeça, a Field revida: Por que ter uma equipe sem valorizá-la?

Quando a gente fala valorize seu funcionário, não é bajular ou puxar o saco. É fazer com que essa pessoa realmente se sinta bem e tenha uma motivação para acordar todos os dias e atuar em nome da sua empresa. E mais ainda, que ela reforce um propósito pessoal que ela tenha. E que seja muito maior que receber o salário uma vez por mês.

O reconhecimento das atividades e até os esforços e entregas além do estipulado não podem passar batido.

E a valorização vai além da capacitação profissional.

Para saber como fazer um progresso na sua empresa em relação a esse quesito, confira os próximos tópicos.

Ações simples que causam valorização da equipe

Cumpra com os acordos

Prometeu? Cumpra! Nada mais justo. Valorize seu funcionário cumprindo o básico. Aumento de salário ao bater uma meta? Compra de suprimentos melhores em determinado período? Férias ou folgas? Pagamento de horas extras?

Nada de ser aquele gestor com perfil de político brasileiro, que promete e na hora do vamos ver, dá aquela desculpa com tapinha nas costas.

Antes de qualquer acordo, verifique se a empresa está em condições para cumpri-lo.

Não só no sentido financeiro, mas em estratégia de negócio.

Pague mais que a média do mercado

A melhor valorização que uma empresa pode dar ao seu funcionário é pagando bem. Quer contratar um profissional que vai fazer a diferença? Então esteja ciente da necessidade de desembolsar uma grana fixa por mês.

Quer contratar a galera que está começando agora? Tudo bem! Mas faça treinamentos frequentes. Exalte a habilidade de cada um e distribua as tarefas de acordo com cada descoberta durante a trajetória e crescimento da equipe.

Adobe Stock

Mantenha as instalações e ambientes adequados

Nada melhor que chegar para um dia de trabalho e encontrar o o ambiente limpo, equipamentos funcionando, e disponíveis de acordo com a atividade exercida.

Sabe aquela situação de você chegar todo empolgado para cumprir uma tarefa e o computador não liga ou fica atualizando durante um bom tempo? Enquanto isso, você vai tomar um café… não tem copo. Dá uma chegada no banheiro… sem papel. Solicita uma impressão, não tem tinta no cartucho. Qualquer sexta-feira 13 fica com inveja de uma rotina assim.

Portanto, verifique sempre como estão esses maquinários. E invista em sistemas que melhorem sempre a gestão e o desempenho dos funcionários.

Estipulou metas? Dê condições para que sejam cumpridas.

Não é gasto! É investimento. Alguns sistemas de gestão, por exemplo, facilitam a vida do gestor e de todos os envolvidos na operação. Ainda, elimina gastos extras. Um deles é o Field Control. Se a sua empresa atua com prestação de serviços, te convidamos a conhecer tudo o podemos fazer pela sua produtividade: www.fieldcontrol.com.br.

Respeite os horários de expedientes

Descanso é uma hora sagrada! Apostamos que uma galera aí da sua empresa atua com dupla ou tripla jornada como maternidade, faculdade, cuidados da casa, auxílio com idosos que moram juntos. Sem contar com aquele momento que realmente precisamos nos desligar.

Acabou o expediente? Acione a pessoa só no dia seguinte. Caso a empresa atue em situações de emergências e troca de plantão, deixe bem estipulado a passagem de bastão entre uma equipe e outra.

Tem grupo de whatsapp? Modere nas mensagens. Chamar o coleguinha apenas no horário de expediente ou até mesmo marcá-lo em uma mensagem que pode ser respondida no dia seguinte faz muito bem, obrigado.

Por mais que tecnologia facilite e muito nossa vida, ter limites é muito adequado.

Esteja disponível

Valorize sua equipe dando voz a ela. Escute. Não seja apenas emissor da mensagem. Muitas sugestões e melhoras podem vir pelo time que atua direto com os clientes.

Se precisar de um tempo para discutir e estudar a proposta, dê um prazo e retorne! Nada de deixar sem um retorno.

E dê crédito a pessoa quando for um projeto muito bom. Nada de se apoderar da ideia brilhante do coleguinha.

A campanha “Valorize seu funcionário” não tem validade. Só tem data de início que é o momento que você contrata a pessoa.

Como é um processo constante e queremos muito que sua empresa voe cada vez mais alto, te indicamos mais leituras aqui mesmo no nosso blog: